12 setembro 2010

Filipinas um país de mega biodiversidade

Águia das Filipinas 
jefferyi Pithecophaga

As Filipinas, suas  florestas tropicais e o seu extenso litoral, é o lar de uma grande variedade de pássaros, plantas, animais e animais marinhos. É um dos dez maiores países mega-diversos e, biologicamente, está no topo em termos de biodiversidade por unidade de área. O arquipélago inclui mais de 7.000 ilhas e uma área total de 300.780 km ².

Cerca de 1100 espécies de vertebrados terrestres podem ser encontrados nas Filipinas, incluindo mais de 100 espécies de mamíferos e 170 espécies de aves que são endemicas deste local. Entre as espécies endêmicas  destacamos o Búfalo-anão-de-Mindoro, os cervos manchados, o cervo-rato, o lêmure voador filipino e várias espécies de morcegos.


 O país não possue grandes predadores, com exceção de cobras, como pítons e aves de rapina, como a ave nacional, conhecida como a águia das Filipinas. Outros animais nativos são o gato-almiscarado de palma, o peixe-boi e o tarsier filipino.

Com cerca de 13.500 espécies de plantas no país, 3.200 das quais são únicos nas ilhas, as florestas tropicais Filipinas apresentam uma variedade de flora, incluindo muitos tipos raros de orquídeas e rafflesia. A narra ou jacarandá da Nova Guiné é considerada como o tipo mais importante de madeira.

Suas águas marítimas englobam 2,2 milhões de quilômetros quadrados, produzindo uma única e diversificada vida marinha e é uma parte importante do Triângulo de Coral. Existem 2.400 espécies de peixes e mais de 500 espécies de corais. O Reef Apo é o maior recife de coral contínuo e o segundo maior do mundo. As águas filipinas também sustentam pérolas, caranguejos e algas.

O desmatamento, muitas vezes resultado da extração ilegal de madeira, é um problema agudo nas Filipinas. A Cobertura florestal passou de 70% da área total do país em 1900 para cerca de 18,3% em 1999. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção e os cientistas dizem que o Sudeste Asiático, enfrentará uma taxa de extinção catastrófica de 20% até o final do século. Segundo a Conservation International, "o país é uma das poucas nações que, na sua totalidade é um país de megadiversidade, colocando-o entre as regiões de prioridade para conservação global."

2 Comentários:

Suziley disse...

Que linda águia das Filipinas. Como é rica e bela a natureza. Obrigada pela partilha Cleisson! Um grande abraço, um bom domingo :)

Anônimo disse...

muito bom o texto sem contar que é muito explicativo de forma simples e clara!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo