O cerrado brasileiro
Um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil
O segundo maior ecossistema do país
O cerrado, um tipo de bioma conhecido como savana, é considerado a savana com maior biodiversidade do mundo. Encontra se ali mais de 11.500 especies de plantas nativas sendo mais de 4000 endêmicas da região.
Com essa grande diversidade vegetal podemos encontrar entre os grandes campos de vegetação rasteira grandes formações de florestas densas com árvores que podem chegar a mais de 20 metros de altura. No nascem os rios que formam as maiores bacias hidrográficas do pais. além dos três maiores aquíferos: Guarani, Bambuí e Urucuia.
O clima no cerrado tem duas estações bem definidas: a chuvosa que se estende normalmente de outubro a abril e a estação seca de maio a setembro. É na estação seca que ocorrem as queimadas que favorecidas pelo tipo de vegetação da região alcança níveis alarmantes provocando perdas irreparáveis para natureza do bioma.
O cerrado tem uma grande variedade de espécies animais, sendo mais de 2500 espécies entre mamíferos, aves, anfíbios e repteis além de mais de 90000 espécies de insetos. Mais de 130 dessas espécies são consideradas ameaçadas de extinção.
O cerrado é o ecossistema menos protegido no Brasil. A ocupação de suas terras e consequente desmatamento, junto com as mudanças climáticas e perda da diversidade gera dados preocupantes em relação a esse grande ecossistema brasileiro que precisa ser preservado. Estudos apontam que 80% do cerrado ja foi modificado pelo homem.
1 Comentário:
O maior inimigo do Cerrado é o agronegócio. Como técnico em Meio Ambiente, venho acompanhando a devastação do Cerrado, seja como montanhista em busca de emoções, seja como técnico em geoprocessamento, quando elaboro mapas cartográficos para acompanhamento desse processo nefasto de destruição do nosso bioma Cerrado, principalmente no Mato Grosso, mas também em Rondônia, Sul do Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Goiás, além dos países latinoamericanos: Paraguai, Argentina e Uruguai. O Aquífero Guarani tem uma área de 1,2 milhões de Km², atinge 30 milhões de habitantes no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, apresenta uma profundidade variável que vai até 1.800 metros e tem uma capacidade produtiva por poço de um milhão de litros de água por hora. Os latifundiários que passaram a devastar o Cerrado, chegaram nesse território graças ao plano de Getúlio Vargas, em sua Marcha para o Oeste. Nesse avanço das tropas militares, milhares de indígenas foram mortos por doenças que nunca haviam conhecido, como varíola, sarampo, febre amarela ou mesmo uma simples gripe. Hoje restam poucos grupos indígenas que ainda preservam seus hábitos, seus costumes, crenças e rituais. Fora da Amazônia, os Povos Indígenas foram fortemente afetados pelo ingressso de jesuítas, evangélicos e outras crenças européias.
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson