29 novembro 2017

Semelhanças e diferenças entre Brasil e Russia

Flag Rússia
O nosso foco não é o futebol mas porque não conhecer um pouco sobre a Rússia, o país da Copa do Mundo 2018, além do que veremos em campo. A Rússia é um dos países mais diverso do planeta com grandes semelhanças e também diferenças com nosso Brasil.



A  Rússia é o maior país do planeta em área com 17.075.400 km² de extensão distribuídos em dois continentes, suas terras ocupam um terço da Ásia e quase metade da Europa. O Brasil é o quinto maior país em extensão territorial com 8 515 767 km² ocupando quase a metade de toda América do Sul. Grande parte do território russo, na região siberiana, fica no Ártico coberta de gelo praticamente todo o tempo, no Brasil a maior parte do território e coberto por florestas principalmente a Amazônia que ocupa quase metade do nosso território.

Já em se tratando de população o Brasil é um país mais populoso, o sexto do mundo, com mais de 200 milhões de habitantes,levantamento de 2017. A Rússia é o nono pais mais populoso do planeta com mais de 145 milhões de habitantes de acordo com dados do ultimo censo russo em 2015.

Com a maior areá territorial do mundo a Rússia tem vários climas diferentes em seu território.
As estações do ano são bem definidas: Inverno longo e nevoso, primavera temperada, verão curto e quente e outono chuvoso. A região da Sibéria, norte do país é muito fria registrando temperatura que chega a - 50°C. O frio proveniente da Sibéria alastra-se por toda Rússia. O clima no Brasil também é muito variado devido a extensão territorial, mas na maior parte do país é tropical. O clima quente predomina nas regiões norte e nordeste atingindo também a região central. Na região Sul predomina o clima temperado mais frio e até ocasionalmente neva no inverno.

O Brasil possui uma grande variedade de ecossistemas incluindo o maior do  mundo, a Amazônia reconhecida como tendo a maior biodiversidade do planeta, Temos ainda o Pantanal, o Cerrado e a Mata Atlântica entre os principais. No Brasil são encontradas mais de 700 espécies animais e quase 2000 especies de aves. Na Rússia, na região da planície europeia predomina a Tundra ártica cuja característica principal é a vegetação rasteira, que se propaga pela região central do pais ate a Sibéria onde predomina a Taiga, tipo de vegetação predominantemente coníferas como os pinheiros. A Rússia possui a segunda maior reserva florestal do mundo atras apenas da Amazônia no Brasil. Existem aproximadamente 260 especies de mamíferos e 780 espécies de aves.

Na Rússia podemos encontrar espécies animais fascinantes como o Urso polar, o Urso pardo as maiores espécies de ursos existentes, o Tigre siberiano o maior felino do planeta. O Brasil e berço de centenas de espécies de mamíferos destacaremos a Onça pintada o maior felino das Américas, a Anta o maior mamífero do país e a Capivara o maior roedor do planeta. Entre as aves por aqui destaca-se a Ema maior ave das Américas já na Rússia encontramos a Águia marinha de steller uma das maiores de sua espécie no mundo com até 2,5 m de envergadura.
Fonte de pesquisa aqui e aqui

4 Comentários:

Sérgio Lima disse...

Parabéns pelas postagens...sucesso

Unknown disse...

Qual a diferença em metros quadrados entre o Brasil e a Rússia e entre suas áreas habitáveis?

Unknown disse...

Oqie a Rússia tem de diferença com o Brasil

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo