01 janeiro 2011

Ano Internacional das Florestas 2011

A ONU _Oraganização das Nações Unidas_ declarou 2011 como " Ano Internacional das Florestas".
Pela sua grande importância  para a sobrevivencia do nosso planeta elas merecem  ser preservadas.

Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.


As florestas de formação natural são o habitat da maior parte das espécies de animais e plantas e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida. 

Os impactos ambientais causados pelo desmatamento são diversos e dentre eles está um problema ambiental bastante preocupante que é a emissão de gases de efeito estufa e a principal causa dos impactos de atividades humanas no sistema de clima é o uso de combustíveis fósseis nos países desenvolvidos.

O  desmatamento é, portanto, um enorme problema, com sérios impactos sobre o clima, a biodiversidade e as pessoas. Ações urgentes são necessárias para combater esse mal. Para ajudar a prevenir as mudanças climáticas é absolutamente necessário que se estabeleçam medidas eficientes contra a desflorestação tropical. Isto será importante não apenas para o clima do planeta, mas também para a manutenção da biodiversidade e para o sustento e a segurança de milhões de pessoas que dependem destas floresta

Site  Oficial

10 Comentários:

Anônimo disse...

quero saber o significado de cada simbolo do logotipo.

Cleisson disse...

O logotipo de uma forma geral mostra a dependencia do homem e de qualquer ser vivo da preseração das florestas que ainda restam no nosso planeta.

Anônimo disse...

quero saber a origem da logomarca o significado e quem crio plz

Cleisson disse...

O logotipo foi idealizado por designers gráficos e desenvolvido em colaboração com o Departamento de Informação Pública da Secretaria Geral das Nações Unidas. Tem como tema “Florestas para o povo“, exaltando o papel das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo.
fonte Esse Tal Meio Ambiente

Anônimo disse...

quero saber quais sao as principais florestas de minas gerais e quais sao as maiores do mundo,
beijos

Anônimo disse...

Em Minas Gerais o Bioma é o Cerrado que por sua vez, não se caracteriza como floresta propriamentente dita. Contudo, não deixa de ser um ecossistema único e de grande biodiversidade, inclusive com muitas espécies endêmicas. 2011: No ano internacional das florestas, o Cerrado, também não pode ficar de fora. Quanto a florstas, A Amazônica é o grande destaque em biodiversidade, nenhuma outra no mundo a supera.

Nalva Maria disse...

Nalva Maria Olá amigos (as) da Natureza.
Quremos de parabenizá-los pelas matérias.
Venho através deste solicitar informações (APOIO) a respeito de um pé de Laranja (ponca) que temos a mais de 10 anos no jardim; a copa da árvore dá de frente para o 3º andar onde moramos a 31 anos, como gosto muito de plantas e não dar para tê-las, cuido dela com muito carinho, todo ano as pombinhas fazem seus ninhos nela, além dos Beija-Flor entre outros que pousam para se alimentarem.
Ah, tenho duas netinhas Yumi de 9 anos e Mayumi de 2 anos quando vem passar dias comigo adoram chamar os passarinhos, e perguntam se já tem filhotinhos.
Também recebemos sementes do Estado de Rondônia pelo nosso colega jornalista Marcus Danin do Joranl Alto Madeira; (Cajú como não nasce em São Paulo tive que mandar plantar na Bahia, o Vaveiro Ferro vamos platá-los no SESC Interlagos).
Tenho alguns ensaios fotográficos a respeito do Meio Ambiente, Índios Guarani /SP (Índio & Metropole’, "Mulheres Construindo Cidadania", "Revele o Tietê que Você Vê", "De Olho nos Mananciais").
Sobre as Represas: Billings e Guarapiganga, aterros inregulares (de inertes) etc…
O que podemos fazer para que ela não seja cortada???.
Atenciosamente,
Nalva

Anônimo disse...

o minha filha isso aki e sobre o meio ambiente nao sobre sua familia .
agra alguem pode me explicar q q significa cada elemento da logomarca do projeto???

Anônimo disse...

valeu em agora eu consigo o meu trabalho de geografia

Anônimo disse...

eu tb tô precisando saber o significado de cada símbolo...

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo