11 setembro 2010

Madagascar a megadiversidade na África

Lemure

O tempo de isolamento de Madagascar dos continentes vizinhos resultou em uma mistura única de plantas e animais, grande parte não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Alguns ecologistas se referem a Madagascar como o "oitavo continente ". Das 10 mil plantas nativas de Madagascar, 90 % são encontradas apenas nesse país.

A variada fauna de Madagascar e sua exuberante flora estão ameaçadas pela atividade humana, um terço de sua vegetação nativa desapareceu desde a década de 1970 e apenas 18% permanece intacta. Desde a chegada do homem a 2000 anos atrás, Madagascar já perdeu mais de 90% de sua floresta original.


A maioria dos lêmures, animais típicos da ilha, são listadas como espécies ameaçadas. Muitas espécies foram extintas nos últimos séculos, principalmente devido à destruição do habitat e a caça.

Um extenso desmatamento tem ocorrido em algumas partes do país devido a operações de mineração, reduzindo a floresta e determinados habitat, levando algumas espécies a ameaça de extinção. Queimadas são um método muito usado por caboclos para ganhar rendimentos a curto prazo dos solos marginais. Quando praticadas repetidas vezes sem intervir períodos de repouso, os nutrientes do solo podem ser esgotados ou reduzido para um estado improdutivo. O consequente aumento do escoamento superficial de terras queimadas provocou erosão significativa e conseqüente assoreamento dos rios.

Como parte dos esforços de conservação, a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem abriu recentemente uma exposição no jardim zoológico de Bronx sobre Madagascar. A Academia de Ciencias de Nova York publicou recentemente um podcast sobre  Madagáscar! a exposição, traz detalhes da fauna e flora e os tipos de projetos de preservação que envolvem o país.

Madagascar é uma ilha isolada por cerca de 70 milhões de anos, rompendo-se da África a cerca de 165 milhões de anos atrás, depois da Índia quase 100 milhões de anos mais tarde. Esse isolamento levou ao desenvolvimento de uma única e endêmica fauna.

Apesar do desmatamento maciço, Madagascar ainda abriga uma incrível variedade de animais selvagens, a grande maioria dos quais são únicos no mundo. Madagascar é um ponto primordial para o ecoturismo, com mais de cinqüenta parques nacionais e outras reservas protegidas.

Existem oficialmente 99 espécies e subespécies de lemures em Madagascar, dos quais 39 foram descritos por zoólogos, entre 2000 e 2008. Eles são quase todos classificados como raros, vulneráveis ou ameaçados de extinção.

Cinco espécies de mangusto também são encontrados em Madagascar, como o pequeno índio Civet. A maioria dos tenrecs ou musaranhos, cerca de 30 espécies, são encontradas em Madagascar.

Cerca de 30 espécies de roedores são conhecidos em Madagascar, três das quais são consideradas extintas.

Cerca de 45 espécies de morcegos são encontradas em Madagascar, mais da metade das quais são endêmicas da ilha.

Madagascar é um reduto de uma grande diversidade endemica de espécies de camaleões.

A população de anfíbios de Madagascar é composto exclusivamente de rãs, da ordem Anura. Existem 266 espécies conhecidas de anfíbios, mas acredita-se que ainda há muitas a serem descobertas. 55 dessas espécies estão ameaçadas de extinção, das quais nove são consideradas pela IUCN como criticamente ameaçada de extinção.

Seus números são muito afetados por grandes alterações de habitat devido ao desmatamento e à expansão dos arrozais e aldeias e pelo comércio internacional ilegal.

Das 293 spécies de aves registradas em Madagascar, 105 não são encontradas em nenhuma outra parte da terra e um punhado das outras são compartilhadas apenas com os vizinhos das Ilhas Comores.

Há 204 espécies de mamíferos em Madagáscar, dos quais 6 são criticamente ameaçadas, 30 estão ameaçadas de extinção, 30 vulneráveis, 6 Próximo da ameaça e 66 tem dados insuficientes ou não foram avaliadas.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo