04 janeiro 2011

As maiores florestas do mundo

As florestas tropicais húmidas formam os biomas mais ricos em espécies, e as das Américas são consistentemente mais ricas do que a florestas húmidas da África e Ásia. Como a maior extensão de floresta tropical das Américas, a Amazônia têm inigualável biodiversidade seguida pelas florestas tropicais africanas e pelas florestas tropicais do sudeste asiatico.

Floresta Amazonica - A bacia do amazonas abrange sete milhões de quilômetros quadrados ou 1,7 bilhão de hectares, dos quais cinco milhões e meio de quilômetros quadrados, 1,4 bilhão de hectares, estão cobertas por floresta. A maior parte da floresta está  no Brasil, 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13%, e com quantidades menores a Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo, sendo a maior delas, só perdendo em tamanho para a Taiga Siberiana que é uma floresta de coníferas, árvores em forma de cones, os pinheiros.

Um em cada dez espécies conhecidas no mundo vive na Floresta Amazônica.  Esta constitui a maior concentração de plantas vivas e espécies animais no mundo. A região é o lar de cerca de 2,5 milhão de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2.000 aves e mamíferos. Até o momento, pelo menos 40.000 espécies de plantas, 3.000 de peixes, 1.294 de aves, 427 mamíferos, 428 de anfíbios, répteis e 378 foram classificados cientificamente na região. 

A África Central detém a segunda maior floresta tropical do mundo, as Florestas Tropicais Africanas, que está situada na região da bacia do rio Congo, o sétimo maior rio do mundo com 4.630 quilômetros. Contém áreas de floresta alta, manguezais e florestas inundadas. Ela é a área de maior biodiversidade do Continente Africano. Também vem sofrendo grave destruição de sua flora e fauna por causa de queimadas e desmatamento. Sua importância é vital para o clima do Planeta. Estas florestas são o último refúgio para os Gorilas, mas também para outras 400 espécies de mamíferos, 1.000 espécies de aves e 10.000 espécies de plantas. Mas a Bacia do Congo também é residência de 30 milhões de pessoas, divididas em 250 etnias, sendo a maioria da população profundamente dependente da florestas para subsistir.

As florestas tropicais do sudeste asiático são as mais antigas florestas na Terra, que remotam a 70 milhões de anos. Tem uma riqueza biológica e diversidade inigualável. No entanto, o sudeste da Ásia está perdendo suas florestas mais rápido do que qualquer outra região equatorial e tem o menor número de florestas primárias remanescentes. Prevê-se que a maior parte dessas florestas primárias serão destruídas nos próximos 10 anos. A maior parte das florestas tropicais na Ásia estão na Indonésia, espalhadas pelas ilhas, na península Malaia, Malásia, Tailândia, Myanmar, em Laos e no Camboja.  Essas florestas são berço de espécies muito ameaçadass de extinção como orangotangos e elefantes  asiaticos.

11 Comentários:

Anônimo disse...

A conservação da FAUNA e FlORA dessas principais florestas é muito importante para o equilibrio do nosso planeta. Devemos cuidar bem dele. Encontramos em meio a uma luta ecológica para salvar, parece ser difícil, mais não impossível. Precisamos de mentes abertas, e de atitudes de sustentabilidade. Enfim mobilização mundial. Se você ama a vida, ajude a salvar o planeta!

Anônimo disse...

não sabeis nada PALHAÇOS ide pro caralho

Anônimo disse...

cabrões ide para a puta que vos pariu ahahahahahahahahahahahaahahahahahahah chupa

Anônimo disse...

de nada palhaços

Anônimo disse...

vai tomar no teu cu

Anônimo disse...

OLHA NÃO ENTENDI NADA MAS... NÃO PRECISA CHINGAR NÉ!

Anônimo disse...

pessoas que nem sabe aproveitar floretas fica ai desmatando e acha bonito se achar esrevendo essas coisas é horrivel conssertesa nem foi para escola

Anônimo disse...

otimo texto

Anônimo disse...

adeus para nossas florestas.

Anônimo disse...

UaU isto diz mesmo MUITA COISA ( não informa nada mas pronto) !!!!!!!! O.o

Unknown disse...

nessas florestas tem muitos primatas??

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo