27 setembro 2010

México uma terra de megadiversidade

Passerina leclancherii
O México é um dos 17 países megadiversos do mundo. Com mais de 200.000 espécies diferentes  é o lar de 10 a 12 % da biodiversidade no planeta. O México ocupa o primeiro lugar em biodiversidade de répteis com 707 espécies conhecidas, segundo lugar em número de mamiferos com 438 espécies, quarto em número de anfíbios com 290 espécies, de flora é quarto com 26 mil espécies diferentes. O pais também é considerado o segundo no mundo em ecossistemas e o quarto em espécies em geral.  Cerca de 2.500 espécies são protegidas pelas legislações do México.


O governo mexicano criou o Sistema Nacional de Informações sobre Biodiversidade, a fim de estudar e promover o uso sustentável dos ecossistemas. O desmatamento é um dos problemas ambientais mais graves no México, com mais de um milhão de hectares de floresta sendo perdidas a cada ano. Em 2002 , o México tinha a segunda mais rápida taxa de desmatamento no mundo, perdendo apenas para o Brasil.

O governo tomou uma iniciativa na década de 1990 para expandir o conhecimento e o interesse do povo na biodiversidade do país, através da Comissão Nacional para o Conhecimento e Uso da Biodiversidade.

No México , 170.000 quilômetros quadrados são considerados " áreas naturais protegidas." Estas incluem 34 reservas biologicas ou ecossistemas inalterados, 64 parques nacionais, quatro monumentos naturais, 26 áreas protegidas de flora e fauna, quatro áreas de proteção dos recursos naturais, conservação de solos, bacias hidrográficas, florestas e 17 santuários zonas ricas em espécies.

A descoberta das Américas trouxe para o resto do mundo, muitas culturas alimentares e plantas comestíveis. Algumas são nativas do México entre as quais: chocolate, abacate, tomate, milho, baunilha, goiaba, chuchu, abobrinha, muitas variedades de feijões e uma variedade ainda maior de chiles, tais como Habanero e Xalapeño. A maioria destes nomes vêm de línguas indígenas.

1 Comentário:

Suziley disse...

E salve o México também!! Linda a natureza!! Um abraço, bom dia :)

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo