25 setembro 2010

Rica biodiversidade em Papua Nova Guiné

Équidna-de-focinho-curto
Tachyglossus aculeatus
Papua Nova Guiné ocupa menos de 0,5% da superfície terrestre, ainda assim suporta uma elevada percentagem da biodiversidade global. Aproximadamente 4.642 espécies de vertebrados habitam a ilha de Nova Guiné e suas águas circundantes, que constitui cerca de 8% das reservas mundiais reconhecidas de vertebrados. Numa estimativa, 4% dos lagartos e mamíferos do mundo e cerca de 10% das espécies de peixes vivem na ilha.

 Os números de espécies de invertebrados são pouco conhecidos e, portanto, uma comparação exata a nível global é difícil. As borboletas são o grupo mais conhecido de invertebrados e são representados na Nova Guiné por cerca de 735 espécies, cerca de 4,2% do total mundial de 17.500 espécies.  Papua-Nova Guiné faz parte do ecozone Australasiana, Que também inclui a Austrália, Nova Zelândia, Leste da Indonésia e vários grupos de ilhas do Pacífico, incluindo a Ilhas Salomão e Vanuatu.


A fauna de mamíferos da Nova Guiné é composto por todas as subclasses de mamíferos existentes. O país possui o maior número de espécies monotreme da terra. A fauna de marsupiais  é muito diversificada. Os cangurus de Nova Guiné são muito diferentes em sua ecologia e comportamento e intimamente relacionados com os cangurus australianos.

 Tem uma rica biodiversidade de aves, com aproximadamente 730 espécies.

Os anfíbios de  Papua Nova Guiné, formam um grupo muito diversificado de espécies, com mais de 320 espécies descritas e muitas ainda não catalogadas. Os anfíbios de Nova Guiné , como a maioria do continente Gondwana , se restringem àqueles da ordem Anura, as rãs e os sapos.

A fauna de répteis da Nova Guiné é representado por três das quatro ordens existentes. O escamados, também conhecido como o serpentes e lagartos, representam o maior grupo , com cerca de 300 espécies descritas. Os outros dois grupos: Testudines, tartarugas e cágados e Crocodilia, os crocodilos são muito menos diversificados. As tartarugas são representados por treze espécies descritas e os crocodilos duas.

Geologicamente , a ilha de Nova Guiné é uma extensão da placa Indo-australiana. Conseqüentemente, muitas espécies de aves e mamíferos encontrados têm estreitos laços genéticos com espécies correspondentes encontrados na Austrália. Uma característica comum nos dois paises é a existência de várias espécies de mamiferos marsupiais, incluindo alguns cangurus e gambás, que não são encontrados em outros lugares.

Muitas das outras ilhas dentro do território de Papua Nova Guiné, incluindo a Nova Inglaterra , Nova Irlanda, Bougainville  e o Arquipélago Louisiade, nunca foram ligados à Nova Guiné, por pontes de terra e têm a sua própria flora e fauna, em especial, falta-lhes muitos dos mamíferos terrestres e aves voadoras que são comuns a Papua Nova Guiné e a Austrália.

Austrália e Nova Guiné são porções do antigo super continente Gondwana. Toda a flora da Australásia é descendente da flora de Gondwana sul, incluindo a coníferas e os pinheiros. Estas famílias de plantas ainda estão presentes em Papua Nova Guiné.

 A Cordilheira Central é muito mais jovem e mais alta que as montanhas, tão altas que possuem raras geleiras na faixa equatorial. Nova Guiné faz parte dos trópicos húmidos e as florestas tropicais são uma mistura de plantas da eco região indumalaia com as floras antigas da Austrália e Antártida.

Às altas taxas atuais de desmatamento preocupa, mais da metade das florestas do país podem ser perdidas ou seriamente degradada até 2021, de acordo com um novo estudo de satélite na região. Quase um quarto das florestas de Papua Nova Guiné foram danificados ou destruídos entre 1972 e 2002.

1 Comentário:

Suziley disse...

Gostei da imagem, Cleisson. Équidna é o porco-espinho? Um grande abraço, bom final de semana ;)

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo