26 setembro 2010

Estados Unidos também é rico em biodiversidade

falcão-peregrino Falco peregrinus
Foto FWS
Ecologicamente os Estados Unidos é considerado "megadiverso". O país tem cerca de 17.000 espécies de plantas vasculares presentes na parte continental e no Alasca, e mais de 1.800 espécies de plantas com flor são encontradas no Havaí, algunas dos quais ocorrem também no continente. 

Os Estados Unidos são o lar de mais de 400 espécies de mamíferos, 750 de aves e 500 de répteis e anfíbios. Cerca de 91 mil espécies de insetos ja foram descritas em terras americanas.


A lei de proteção do meio ambiente criada em 1973, protege grande parte das espécies ameaçadas e seus habitats, que são monitorados pela Fish and Wildlife Service ( serviço de proteção da vida selvagem) dos estados Unidos. Há cinquenta e oito parques nacionais e centenas de outros parques geridos pelo governo federal.

No total, o governo detem 28,8% da área terrestre do país. A maior parte de área de proteção, apesar de algumas serem destinadas para industria de petróleo e gás, mineração, exploração madeireira ou pecuária e 2,4% é usado para fins militares.

Com habitats que vão do tropical ao ártico, os Estados Unidos tem uma grande diversidade de vida vegetal. O país tem mais de 17.000 espécies nativas identificadas de flora, 5000 na Califórnia, que abriga as mais altas, mais massivas e mais antigas árvores de todo o mundo.

Mais de 400 mamíferos, 700 aves, 500 répteis e anfíbios, e 90 mil espécies de insetos já foram documentados . Regiões como a Florida são a base para grande parte dessa diversidade. Os ecossistemas do pais possuem milhares de espécies exóticas, aquelas trazidas e introduzidas no ambiente, que muitas vezes prejudicam plantas nativas e comunidades de animais.

Muitas plantas e espécies animais se extinguiram logo após o assentamento humano, incluindo parte da megafauna da América do Norte, outras se tornaram quase extintas desde o estabelecimento europeu, entre eles o bison Americano e o Condor da California.

 Além das cerca de 17000 plantas vasculares existem dezenas de milhares de outras espécies de plantas e vegetais como algas, líquenes e outros fungos e musgos. Cerca de 3.800  espécies exóticas de plantas vasculares são registadas como estabelecidas em solo americano, bem como um número bem menor de plantas não vasculares que não são nativas. Os Estados Unidos possuem uma das floras temperadas mais diversas do mundo, só comparável a da China.

Vários fatores biogeográficos contribuem para a riqueza e diversidade da flora. Enquanto a maioria dos Estados Unidos tem clima temperado, o Alasca tem clima ártico, a parte sul da Florida é subtropical para tropical, o Havai é totalmente tropical incluindo as altas montanhas. O litoral faz fronteiras com três oceanos: o Atlântico, O Ártico e os Pacífico.

A flora nativa dos Estados Unidos apresentou ao mundo com um grande número de plantas hortícolas e agrícolas, principalmente ornamentais, exemplo, o louro da montanha, cipreste calvo, magnolia todas já cultivadas em regiões temperadas do mundo. Também plantas alimentares diversas, tais como mirtilos, framboesas e nozes além de outras árvores de madeira.

Algumas das plantas nativas podem estar extintas ou extintas na natureza, outras, não são vistas há décadas, mas ainda podem sobreviver em alguma área não pesquisada. Milhares de outras plantas nativas dos Estados unidos são consideradas raras, ameaçadas ou em perigo a nível mundial ou no interior dos Estados em particular.

O território do Estados Unidos, incluindo Havai e Alasca, é dividido em três reinos florísticos, Seis regiões florísticas e doze províncias florísticas, caracterizadas por um certo grau de endemismo.

Há 428 espécies de mamíferos quarto maior número do mundo e 287 espécies de répteis segundo lugar no ranking mundial.

Com mais de 5,7 bilhões de toneladas por ano , os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gás carbônico do mundo atrás apenas da China. Com base no número de habitantes, as emissões americanas são 19,1 toneladas per capita e é a oitava maior taxa do mundo.

Por definição internacional, os Estados Unidos tem 7.448 áreas protegidas, sem contar as áreas marinhas. Estas áreas protegidas cobrem 1.500.000 km ², quase 16% da superfície terrestre dos Estados Unidos e também um décimo da área protegida do mundo. As áreas marinhas protegidas cobrem um adicional de 900.000 km ² com diferentes níveis de protecção.

1 Comentário:

Anônimo disse...

sapoksppkoasopkkaspos''

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo