16 março 2010

Distribuiçao de água doce no planeta

A chamada Água doce, natural da superfície da Terra, é, em geral, a água utilizada para consumo humano encontrada em lagoas, lagos, rios e córregos. E também subterrânea em aquíferos e córregos subterrâneos. A água doce é caracterizada pela baixa concentrações de sais e outros sólidos totais dissolvidos. O termo exclui a água do mar e a água salobra.

A água é essencial à sobrevivência de todos os organismos vivos. Muitos podem usar a água salgada, mas a maior parte deles, incluindo a grande maioria das plantas superiores e dos mamíferos devem ter acesso à água doce para se desenvolver.

A água doce é um importante recurso natural necessário para a sobrevivência de todos os ecossistemas. O uso da água pelos seres humanos para atividades como irrigação e aplicações industriais podem ter impactos negativos sobre os ecossistemas. 

Distribuição de água doce na Terra
Somente três por cento da água na Terra é doce, e cerca de dois terços desta está congelada em geleiras e a maioria do resstante é subterrânea, apenas 0,3 por cento é água de superfície. 

Gelos e geleiras — 77,39%
Águas subterrâneas — 22,03%
Lagos, rios etc. — 0,37%
Umidade do solo — 0,18%
Vapor atmosférico — 0,03%

As águas dos lagos, rios, represas e subterrâneas são consideradas "água disponível para consumo humano", correspondentes a 22,4% do total da água doce existente na Terra.
Dessa água doce disponível, as águas subterrâneas correspondem a cerca de 98% e os rios e lagos correspondem a 2% apenas.
A "água disponível para consumo humano" não é necessariamente água potável.


A água doce é um recurso natural renovável, mas limitado.
Só pode ser renovada com o processo do ciclo da água, onde a água dos mares, lagos, rios, represas evapora, forma nuvens e retorna às fontes de água como precipitação. No entanto, quanto maior for o consumo de água pelas atividades humanas, a quantidade de água doce disponível em lagos, rios, represas e águas subterrâneas será reduzida diminuindo a quantidade de água evaporada e, consequentemente, a precipitação o que pode causar sérios danos ao meio ambiente.

30 Comentários:

Unknown disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

Anônimo disse...

voces escreveram errado viuuu : 'resstante' (voces) 'restante'(certo)

ciencias disse...

foi muito bom essa ajuda que eu tive foi um trabalho de ciencias

Anônimo disse...

essa pagina ta massa vai me ajudar no trabalho de português

Anônimo disse...

kkkkkk

Anônimo disse...

achei oq eu procurava obg

Anônimo disse...

Nossa , parece que foi feito direitinho pra mim, era tudo que eu precisava para meu trabalho de Geografia :)

Anônimo disse...

Qual a referência utilizada sobre os percentuais da distribuição de água doce na Terra?
Onde você encontrou essa informação?

Anônimo disse...

me ajudou muito no meu trabalho

Anônimo disse...

nossa... é bem legal...tirei 10 no trabalho q eu fiz!!!

Anônimo disse...

trabalho de Geografia..... oba... gostei d +.... kkkkk

Anônimo disse...

7ª série.... ta me ajudando mesmo... heeeee... kkkkkkkk

Unknown disse...

muito bom o assunto gostei de mais

Unknown disse...

muito bom o assunto gostei de mais

jehnny disse...

O post me ajudou mt valeeu.

Unknown disse...

isso foi o que eu precisava para o meu trabalho de geografia

Cleisson disse...

Que bom que nosso trabalho está contribuindo, fico muito feliz.

Anônimo disse...

seus mitras rabetas arrozados

Anônimo disse...

6° Ano....Trabalho de Geografia....Ajudou muito....Valeu!!!!

Anônimo disse...

me ajudou bastante com um trabalho de geografia vlw =D

Anônimo disse...

muito obrigado graças a voce terminei meu trabalho tirei 9,4 (a nota maxima e:10,00

Anônimo disse...

e bom para o meu trabalho de geografia que vale m total otimooooooooooooooooooooooooooo oba vou tiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa uma nota boaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu também meu nome é jhorzan você já veio esse nome

Unknown disse...

Muito bom... minha filha de 09 anos tb está usando as informações para pesquisa de ciências dela. Vcs publicam coisas muito legais e de fácil entendimento das crianças.

Anônimo disse...

Éssa pagina Me ajudou muito no trabalho de geografia!!!
OBG nota 10 ♥♥♥

Tetheus♥♥♥ disse...

6ºANO....OBG....essa...pagina...me...ajudou...muito...tirei...nota..10...(DEZ♥♥♥)

Anônimo disse...

E você digitou "vocês" errado viuuuuuuuu

Unknown disse...

Obrigado me ajudou muito no trabalho de artes

Anônimo disse...

Verdade

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo