09 junho 2010

Porque a África do Sul é um país megadiverso

A África do Sul é um dos países particularmente rico em diversidade vegetal levando-o a ocupar a sexta posição entre os países mais ricos em biodiversidade no planeta, os chamados Países Megadiversos.

Aproximadamente 10% de todas as plantas conhecidas na natureza são encontradas em solo sul africano. Mas o país também tem uma das mais rica fauna conhecida.


Flora
A África do Sul tem cerca de 20000 espécies de plantas o que representa 10% de todas as plantas conhecidas no mundo.
O bioma prevalecente no país é a pradaria, com arbusto de pequeno porte e gramas, somente 1% das terras sul africanas é coberta por florestas.
A África do Sul possui seis chamados "reinos floral" o principal deles é o bioma fynbos, com mais de 7.000 espécies, é uma das regiões mais ricas do mundo em termos de biodiversidade Floral.
Outras plantas endêmicas da África do Sul são as proteas, das quais existem cerca de 130 espécies diferentes no país.
A África do Sul é um dos países mais afetados pela invasão de espécies exóticas uma grande ameaça para a biodiversidade nativa.
Atualmente, as árvores de madeira estão sob proteção do governo.

O bioma fynbos cresce na região do Cabo, que possui 8.700 espécies de plantas, das quais 69 por cento são endêmicas. O fynbos cobre a metade da superfície desta região, cerca de 46.000 Km ² e detém 80 por cento das espécies ali existentes. A diversidade de plantas fynbos é maior que a das florestas dos trópicos, com cerca de 7.000 espécies de plantas, das quais 5.000 são endêmicas. Há, por exemplo, 600 espécies do gênero Erica nesta área, das quais apenas 26 são encontradas pelo mundo. O fynbos é uma grande atração turística pela sua beleza, especialmente em áreas onde ele é preservado em toda sua magnitude.


Fauna
A África do Sul é o lar de muitas espécies endêmicas, como o coelho das costeiras Monticularis Bunolagus que está em perigo crítico de extinção.
É o Habitat de mamíferos como leão, impala, hiena, hipopótamo e girafa só pra citar alguns exemplos.
O bignfive vive em terras sul africanas: Leão, rinoceronte, leopardo, elefante e búfalo.
A um número enorme de aves, a maior delas, o avestruz vive lá.

Só no Parque Nacional Kruger podemos encontrar, 120 espécies de Répteis, Incluindo 5001 Crocodilos do Nilo, 52 espécies de peixes, 517 espécies de aves e 35 espécies de Anfíbios.
Além de mais de 11000 elefantes, 25.150 búfalos Africanos, 350 rinoceronte negro, 32 000 Zebras, 200 Cheetas, 9000 Girafas, 3000 Hipopotamos, mais de 170.000 impalas, 1000 leopardos, 2000 leões, 60 antílopes, 2000 hienas pintadas, 3800 Javalis, 5000 rinoceronte branco e 17 000 gnus.

6 Comentários:

Suziley disse...

Então, no ano da biodiversidade, a Copa do Mundo na Àfrica do Sul tem tudo a ver. Será o encontro das raças, das etnias. Que seja de paz, de celebração, de conscientização pelo respeito à vida, às diferenças, e a toda as culturas!! Bela postagem, Cleisson. Boa noite, abraço ;)

Cleisson disse...

Um abraço Suziley

Futebol as vezes tem dessas coisas , consegue unir todos os povos por um so ideal.

Se com a natureza também fosse assim...

Anônimo disse...

eu queria um mapa que me mostrasse a fauna e a flora da africa do sul?

RAIANE disse...

EU DESCOBRI QUE ESSE SITI AJUDA AS PESSOAS A ENCHERGA COMO A BIODIVERSIDADE É IMPORTONTE PARA NOS NO MUNDO DE HOJE COMO ESTA TEMOS QUE APRENDER A VALORIZAR NOSSO PLANETA

Anônimo disse...

e o clima nesta regiao?Achei interessante esta pesquisa!!!!

Anônimo disse...

Valeu mas precisa melhorar

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo