23 junho 2010

A região floristica do Cabo

Em se tratando de África do Sul e, principalmente, das maravilhosas eco-regiões do país merece destaque a Região Floristica do Cabo. Uma das regiões mais ricas em flora no planeta. A vegetação dominante é denominada fymbos, com a maior parte da vegetação sendo de arbustos de pequeno porte e matagal.

Os Fynbos crescem em um cinturão de 100 a 200 km de largura na costa Sudeste na Região Floristica do Cabo onde cobre metade da superfície e possui 80% das variedades de plantas.

Seis regiões da Terra foram classificadas como reinos floristicos, o do Cabo é o menor deles e o mais rico em espécies por área. A diversidade de plantas fynbos é extremamente elevada, com mais de 9.000 espécies de plantas, cerca de 6.200 das quais são endêmicas. Embora os Fynbos compreendam apenas 6% da região do sul da África, que tem a metade das espécies no continente, eles têm quase 1/5 de todas as espécies de plantas da África.

A eco-região dos fynbos é uma das 200 eco-regiões globais consideradas prioritárias para a conservação . A Associação para Conservação Internacional declarou que a região florística do Cabo é um hotspot de biodiversidade ou seja uma das regiões mais rica em endeismo e também mais ameaçadas no planeta.



Ameaça
Grande parte da região fynbos é habitada há séculos. Nas áreas de várzea são desenvolvidas agricultura e viticultura, também a grande expansão urbana ao longo da costa , especialmente ao redor da Cidade do Cabo e de Port Elizabeth e apenas uma pequena parte está protegida. A região também é ameaçada pela propagação de espécies exóticas , em particular de espécies de acácias da Austrália , bem como plantações de pinheiros nas montanhas do Cabo. Muitas espécies foram extintas  e mais de 1.000 estão ameaçadas de extinção.
 
Sua conservação é uma prioridade e foram criadas reservas em muitas áreas. A região dos Fynbos é uma atração para os turistas, especialmente nos arredores da Cidade do Cabo e também são importantes áreas de lazer para os moradores da região.

2 Comentários:

Suziley disse...

Lindo, Cleisson!! Um grande abraço, bom dia ;)

Beno 21 disse...

nois q ta ein sima da meia meia cortano di giro deinto da viéla ela pou pou pra min e eu dei tei tei anus atraz poca belesa oge a novinha ta prinsseza gata dimais r7 ne brincadeira ela toca te mia meia meiaaaa

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo