18 fevereiro 2009

Quais os animais mais inteligentes do mundo?

O quarteto fantastico do mundo animal
os animais mais inteligentes

Chimpanzé
Pan paniscus
Chimpanzés são os primatas do gênero Pan, da família dos pongídeos, com duas espécies conhecidas: os chimpanzés-comuns (Pan troglodytes) e os bonobos (Pan paniscus), eles compartilhamos 98-99,4% de nosso DNA. Como o homem, o chimpanzé consegue reconhecer a própria imagem no espelho. Também são capazes de aprender certos tipos de linguagens, como a dos sinais, sabem fazer ferramentas e usá-las pra adquirir alimentos, têm estratégias sofisticado de caça que exijem cooperação, influencia e classificação, são manipuladores e capazes de enganar, eles podem aprender a usar símbolos e compreender os aspectos da linguagem humana, incluindo alguns relacionados a sintaxe, conceitos de número e seqüência numérica. Jovens chimpanzés superam humanos estudantes universitários em tarefas que exigem lembrando números. São o segundo colocado na escala de inteligência atras apenas do homem.
Os chimpanzés adultos podem medir até 1,30 m (fêmeas) e 1,60 m (machos), e os adultos pesam entre 40 e 70 kg. Devido à destruição do seu habitat e à caça ilegal de chimpanzés pelo mercado de carne e de animais, pensa-se que restam apenas 150.000 chimpanzés nos bosques e florestas da África Central e Ocidental é considerada uma espécie vulneravel na escala de ameaça de extinção.


cão (Canis lupus familiaris) é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal doméstico. O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o “chefe da matilha” e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfato e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é actualmente omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizagem. Desse modo, o cão pode ser adestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Estes são alguns dos motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do Homem". Os estudos da inteligência em cães têm demonstrado que tais animais são dotados de um aparato cognitivo que é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.




Golfinhos são mamíferos marinhos que estão estreitamente relacionadas com as baleias e as toninhas. Há quase quarenta espécies de golfinhos em dezessete gêneros. Eles variam em tamanho de 1,2 m e 40 kg (Maui's Golfinho), até 9,5 m e 10 toneladas ( Orca orca). Eles são encontrados em todo o mundo, principalmente no mar raso das plataformas continentais. Os golfinhos são muitas vezes consideradas como um dos mais inteligentes animais da Terra, embora seja difícil dizer o quão inteligentes são, a sua aparência amigável e aparentemente lúdica atitude fizeram eles muito popular na cultura humana. O comportamento dos golfinhos tem sido estudado extensivamente pelo homem, tanto em cativeiro como em estado selvagem. A maior parte dos golfinhos têm vista aguda, tanto dentro como fora da água, eo seu sentido de audição é superior à dos humanos. Eles comunicam entre se com um grande numero de sons e os cetáceos estabelecem laços fortes entre si. Golfinhos também mostram comportamento cultural, algo há muito que se pensa ser uma qualidade que é exclusiva para os seres humanos. Alguns golfinhos machos aparentemente usam objetos, tais como ervas daninhas e paus como parte de uma exibição sexual.

Elefantes com uma massa encefalica um pouco maior que 5 kg, os elefantes tem os cérebros maiores que qualquer outro animal terrestre, e embora as baleias tenham um corpo maior seu cérebro tem quase metade da massa de um elefante. Uma ampla variedade de comportamentos, incluindo aqueles associados com dor, a música, a arte, o altruísmo, jogar, uso de ferramentas, compaixão e auto-consciência evidência uma espécie altamente inteligente próximo dos cetáceos e primatas. As maiores áreas no cérebro dos elefantes são os responsáveis pela audição, olfato, circulação e coordenação. Os pesquisadores já sabem que os elefantes são capazes de emitir mais de 75 tipos de som em diferentes ocasiões. A manada é liderada pela fêmea mais velha, que decide o destino do grupo. No caso de a região onde habitam sofrer com a falta d’água, é ela quem determina que caminho seguir. Atualmente todas as espécies de elefantes são considerados como espécies em perigo de extinção, encontram-se ameaçados pela caça ilegal e perda de seu habitat.Ao longo da história, os elefantes foram utilizados pelo Homem para várias funções, como transporte, entretenimento e guerra. É por causa da sua personalidade que a grande maioria dos animais domados são fêmeas e ao contrário os elefantes de guerra eram exclusivamente machos.


A ave mais inteligente

Papagaio-cinzento ou papagaio-do-congo (Psittacus erithacus) é um papagaio africano de plumagem predominante cinzenta e cauda vermelha, comum em diversas partes do mundo como animal de estimação. São muito apreciados como animais de estimação, por serem dotados de surpreendente inteligência. São muito falantes e excelentes imitadores de sons. Seu peso varia de 400 a 500 g atingindo cerca de 33 cm e sua expectativa de vida é de 70 anos. Os Psittaciformes são geralmente considerados como sendo as aves mais inteligente do mundo e o papagaio cinzento africano é particularmente conhecido pelas suas habilidades cognitivas. Há evidências de que esses papagaios são capazes de associar palavras com seus significados, pelo menos em certa medida, ainda que estas conclusões são contestadas, o uso da linguagem tem sido feito por outro Africano cinzento, N'kisi, quem tem um vocabulário de cerca de mil palavras e fala em frases. Há pouca dúvida de que cinzentos e outros papagaios especialmente araras e cacatuas, juntamente com corvos e jays são muito inteligentes em comparação com outras aves. O papagaio-africano tem inteligência comparada à de golfinhos e macacos. Tem capacidade de aprender cerca de 5.000 palavras e mostra inteligência comparável à de uma criança de seis anos de idade.



O invertebrado mais inteligente

Polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda, que significa "oito pés", a sua característica principal é uma coroa de oito tentáculos com fortes ventosas dispostos à volta da boca. Para auxiliar a caça, os polvos desenvolveram visão binocular e olhos com estrutura semelhante à do órgão de visão do ser humano, que têm percepção de cor.Os cefalópodes apresentam macroneurônios que só aparecem nesta classe e são mais desenvolvidos do que qualquer outro invertebrado. Polvos são muito inteligentes, provavelmente mais inteligente do que qualquer outra forma de invertebrados. A exata medida da sua inteligência e capacidade de aprendizagem é muito debatida entre biólogos, mas experiências têm demonstrado que eles têm memória tanto a curto como a longo prazo. Um polvo tem um sistema nervoso altamente complexo, apenas uma parte dos quais está localizado em seu cérebro. Dois terços dos neurônios de um polvo são encontrados nos nervos do seu braço, que tem uma quantidade notável de autonomia. Em experimentos de laboratório, polvos podem facilmente ser treinados para distinguir entre diferentes formas e padrões. Têm sido relatados à prática observacional e aprendizagem, embora a validade destas conclusões é amplamente contestada em uma série de motivos. Em alguns países, os polvos constam da lista de animais experimentais em que cirurgia não pode ser realizada sem anestesia. Seu cérebro se compara ao das aves e dos peixes e é mais desenvolvido do que o dos répteis e dos anfíbios.

Os insetos mais inteligentes

Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel. As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas podem ser solitárias ou podem viver em diferentes tipos de comunidades. A mais avançada destes colônias eussociais são encontradas entre as abelhas produtoras de mel, Abelhas Bombus, e abelhas sem ferrão. Em algumas espécies, nos grupos de coabitação as fêmeas podem ser irmãs e existe uma divisão de trabalho dentro do grupo, em seguida, eles são considerados semisocial. Seu cérebro é do tamanho de uma cabeça de alfinete. Elas inventaram um jeito de falar umas com as outras sobre comida. Elas não falam, mas sim dançam.

1 Comentário:

evelin alburqueque disse...

eu to fazendo meu dever de casa

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo