17 fevereiro 2009

Quais os animais mais rápidos do mundo?

Dentro do reino animal destacamos o filo vertebrados e listamos o animal destaque de cada uma de suas classes: mamíferos, peixes, repteis, anfíbios e aves almém dos insetos que pertencem ao filo Artropodes.
Guepardo ou Chitah
Acnonyx jubatus
O mamifero mais rápido do mundo

O guepardo, também conhecido como chita, leopardo-caçador ou onça-africana (Acinonyx jubatus), é um animal da família dos felídeos, ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Tendo como habitat a savana, vive na África, Península Arábica e no sudoeste da Ásia. Consegue atingir velocidades de 115 a 120 km/h, por curtos períodos de cada vez, ao fim de 400 metros de corrida, sendo o mais rápido de todos os animais terrestres, porém em uma certa ocasião, avistou-se um guepardo que correu atrás de sua presa por 640 metros em 20 segundos, medidos com um cronômetro, e 73 metros em aproximadamente 2 segundos. As chitas estão incluídas na lista de espécies vulneráveis da IUCN, como espécie africana ameaçada e subespécie asiática em situação crítica. Existem 12.400 guepardos na África, distribuidos em 25 países, e vivendo em estado selvagem.

O inseto mais rapido do mundo
O Besouro-tigre pertense a um grande grupo de besouros conhecidos pelos seus hábitos predatórios. Alguns besouros tigre pode correr a uma velocidade de 9km/h. Pelo seu tamanho, tem sido sugerido que eles são tecnicamente o mais rápidos animais da Terra. Os besouros tigre foram consideradas boas espécies indicadoras e têm sido utilizados em estudos ecológicos sobre a biodiversidade.
A ave mais rápida do mundo
O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é uma ave de rapina diurna de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes exceto na Antártida. O falcão mede entre 38 e 53 cm de comprimento, com uma envergadura de asas de 89-119 cm e peso de 0,6-1,5 kg, sendo as fêmeas maiores e mais pesadas que os machos. É o animal mais rápido do mundo, com velocidade de mergulho que chega a atingir 320 km/h. O falcão peregrino se tornou uma espécie em extinção devido à utilização de pesticidas, especialmente DDT durante a década de 1950, 60s, e 70. A situação foi invertida com o banimento destes compostos das práticas agrícolas e pela liberação na natureza de indivíduos criados em cativeiro.

O peixe mais rápido do mundo

O Agulhão Vela, Istiophorus platypterus, é nativo do Oceanos Índico e Pacífico. É azul escuro no topo, marrom, azul lateralmente, branco prateado abaixo. Eles se alimentam de atum e cavala, alguns dos peixes numerosos no oceano. Sua velocidade máxima é de 68 mph, tornando-os mais rápidos peixes no oceano. Ocasionalmente formam pequenos cardumes de 3 a 30 indivíduos, mais para buscar alimento. São grandes migradores. Atinge tamanhos de até 3,15m. Muito apreciados na pesca esportiva.

O réptil mais rápido do mundo

A Mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é a segunda serpente mais venenosa do mundo, atrás apenas da inland taipan(Oxyuranus microlepidotus). Seu tamanho varia de 2,5 m a 4,5 m, sendo a segunda maior cobra venenosa do mundo, a seguir à cobra-real (Ophiophagus hannah). É a cobra mais rápida do mundo, capaz de se deslocar a 20km/h. No entanto, usa essa velocidade para escapar do perigo e para atacar as suas presas. A mamba negra é nativo da Somália, Etiópia, Quénia, Botswana, Uganda, Zâmbia, Zimbabué, Angola, Namíbia, Malawi, Moçambique, África do Sul e do Congo. Elas habitam uma grande variedade de áreas que incluem abrir savanas, florestas abertas, e afloramentos rochosos.

1 Comentário:

Anônimo disse...

AntiniWrermek
anemia
TotEXismstota

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo