18 fevereiro 2009

Os grandes predadores, gigantes que mais atacam os homens

Os ursos são mamíferos da família Ursidae. Embora existam apenas oito espécies vivas do urso, eles estão generalizados, aparecendo em uma grande variedade de habitats em todo o hemisfério norte e parcialmente no hemisfério sul. Algumas espécies, tais como o urso polar, urso negro americano, Bear Preguiça e do urso pardo, são perigosas para os seres humanos, especialmente em áreas onde eles se tornaram utilizados pelas pessoas.Todos os ursos são fisicamente fortes e, provavelmente capaz de atacar fatalmente uma pessoa, mas que, na sua maior parte, são tímidos, facilmente assustado e vão evitar os seres humanos. No entanto, quando uma mãe sente que suas crias são ameaçados, ela irá agir ferozmente. Recomenda-se dar a todos os ursos um amplo cais porque são comportamentalmente imprevisíveis. Ursos em cativeiro têm sido treinados para dançar, ou andar de bicicletas, no entanto, esta utilização dos animais se tornou polêmico. Eles ainda são bastante rápidos, com o urso pardo atingindo 30 mph embora ainda sejam mais lentos do que felinos e caninos.Ursos têm garras não retráteis, que são usados para escavar, escalada, lacrimejamento e capturar presas.


Buffalo Africano, Buffalo ou Cabo (Syncerus caffer) é uma grande bovideo, chega até 1,7 metros de altura, 3,4 metros de comprimento. Os búfalos são tipicos da Savannah pesam entre 500-900 kg, os machos geralmente maiores que as fêmeas, atingem o peso máximo desse intervalo. Devido ao seu carácter imprevisível o que o torna muito perigoso para os seres humanos, não foi domesticado. Conhecido como um dos "cinco grandes" na África, o Búfalo é amplamente considerado como um animal muito perigoso, pois mata várias pessoas todos os anos. Búfalo por vezes são reportados por matar mais pessoas na África do que qualquer outro animal, embora a mesma alegação é, por vezes feita de Hippopotamos ou crocodilos. Os Búfalos são notórias caçadores no grupo dos mais perigosos animais. Feridos pelos animais relataram a emboscada e ataques perseguidores. É classificado como baixo o risco de extinção, espécie pouco ameaçada dependendo de medidas de conservação.

Crocodilo é o nome comum a catorze espécies dos répteis da família crocodylidae, vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália. Os crocodilos habitam geralmente as margens de rios, enquanto os da Austrália e ilhas do Pacífico também freqüentam o mar.
O maior réptil hoje na face da terra é o crocodilo-de-água-salgada encontrado no norte da Austrália e ilhas do sudeste da Ásia. As maiores espécies de crocodilos são muito perigosas para os seres humanos. O principal perigo que representam crocodilos não é a sua capacidade de reagir depois da ameaça de uma pessoa, mas a sua capacidade de atacar antes de a pessoa pode reagir. O crocodilo de água salgada e crocodilo do Nilo são os mais perigosos, matando centenas de pessoas por ano em partes do sudeste da Ásia e África, são responsáveis por mais ataques e mais mortes do que qualquer outro predador selvagem que ataca os seres humanos para se alimentar. Crocodilos podem deslocar-se muito rápido em curtas distâncias em terra, são hábeis em aprender e memorizar rotinas, tais como a localização dos acampados perto ou as rotas de viajantes. Na água, tendem a arrastar suas presas sob e afoga-los.

Leão (Panthera leo) é um membro da família Felidae e um dos quatro grandes felinos do gênero Panthera. Com os grandes machos chegando a peso superior a 250 kg, é a segunda maior do genero depois do tigre. Leões selvagens existem atualmente na África Subsaariana e na Ásia onde estão criticamente ameaçado com uma população remanescente no noroeste Índia. Os Leões são invulgarmente social, em comparação com outros gatos. Embora leões, geralmente não procuram caçar humanos, alguns já se sabe que, tornaram se caçadores do homem e procuraram presas humanas. O leão é uma espécie vulnerável, tendo visto um possivelmente irreversível declínio da população de 30 a 50 por cento nas últimas duas décadas. O crocodilo do Nilo é o único predador (além do homem), que podem ameaçar a os leões. Embora leões não costumam caçar pessoas, alguns, geralmente machos, parecem procurar presas humanas. É apelidado de o “rei dos animais”, pois se encontra no topo absoluto da cadeia alimentar terrestre.



Hipopótamos (Hippopotamus amphibius) ou hipopótamo conhecido como "cavalo do rio", é um dos grandes mamíferos africanos alimentando se principalmente de plantas, é uma de apenas duas espécies existentes no a família Hippopotamidae, sendo o outro a pigmeu Hippopotamus. É o mais pesado artiodactyl existente, apesar de ser significativamente menor do que a girafa. O hipopótamo é semi-aquático, habita rios e lagos na África sub-saariana em grupos de 5-30 hipopótamos. É o 3 º maior mamífero terrestre, em peso 1,5-2 toneladas, atrás dos rinocerontes brancos 3-4 toneladas e Elefante 4-5,5 mil toneladas. Hipopótamos têm a capacidade única de manter sua cabeça parcialmente acima da água e emite para fora um grito que viaja através da água e do ar. Há uma estimativa de 125.000 para 150.000 hipopótamos restante em toda a África subsariana. Eles ainda estão ameaçados pela caça ilegal pela sua carne e marfim, e pela perda do habitat. Hippopotamos são muito violentos e mau humorados. Os hipopótamos adultos são hostis para com crocodilos, o que muitas vezes vivem no mesmos lagos e rios. São muito agressivos para com os seres humanos e muitas vezes são considerados um dos mais perigosos animais da África. Afirma-se que matam mais pessoas do que qualquer outro animal, exceto mosquitos, mas as estatísticas não são exatas "difíceis de obter." Hipopótamos têm sido acusados de canibalismo ocasionais, mas sem provas.

tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é uma espécie de tubarão lamniforme, sendo o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade. Um tubarão-branco pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas, em particular pinípedes. A lista vermelha da IUCN incluiu o tubarão-branco pela primeira vez em 1990 como espécie insuficientemente conhecida, e desde 1996, como vulnerável. O tubarão-branco é uma ameaça que requer cuidados extremos, já que mostra comportamento alimentar muito diversificado, essa espécie se mostra agressiva à qualquer animal, presa, que transite próximo. Há muitas dúvidas se essa postura é por curiosidade ou realmente varacidade alimentar. Apesar de se ter criado uma lenda urbana, os ataques de tubarões contra seres humanos são bastante raros. Dentro desses, os do tubarão-branco podem ser considerados anedóticos se comparados com os do tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) ou o tubarão touro (Carcharhinus leucas), o último dos quais pode incluir remontar grandes rios (Mississipi, Amazonas, Zambeze etc.) e atacar as pessoas a vários quilômetros do mar. Além disso, as mortes causadas por estas três espécies em seu conjunto são inferiores às provocadas por serpentes marinhas e crocodilos a cada ano, e inclui taxa de falecimento menores que os ocasionados por animais tão aparentemente inofensivos como abelhas, vespas e hipopótamos. Considera-se que é mais provável morrer de um ataque do coração em alto-mar que por um ataque de um tubarão. Essa escassez de ataques, sobretudo mortais, se deve a que a maioria dos tubarões em geral e os brancos, em particular, não considerem os humanos como autênticas presas potenciais. O tubarão não ataca a vítima com intenção de comê-la no ataque, mas porque a considera uma intrusa na sua atividade diária e vê-a como uma ameaça em potencial. Por isso, a mordida e posterior retirada do tubarão nada mais seria do que uma desproporcionada advertência.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo