17 fevereiro 2009

Quais são os maiores animais do mundo?

O reino animal e dividido em varios filos, aqui vamos destacar os vertebrados que se dividem em classes: mamiferos, aves, peixes, repteis e anfibios as quais vamos apresentar seus maiores representantes, alem de mostrar o maior inseto do mundo que pertence aos artropodes.

O maior mamífero do mundo
A baleia-azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho, é o maior animal vivo, podendo chegar a ter 33 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de peso. É também o animal mais ruidoso do mundo. Emitem sons de baixa frequência que atingem os 188 decibéis que é mais forte que o som de um avião a jato, podem ser ouvidos a mais de 800 quilómetros de distância. A baleia-azul é provavelmente o maior animal que já existiu na face da Terra. A mais pesada baleia-azul já pesada é uma fêmea que pesava quase 390 toneladas. A atual população mundial de baleias azuis é estimada entre três a quatro mil, com duas mil concentradas na costa californiana, está nas listas dos animais ameaçados de extinção desde os anos 60.


O maior mamífero terrestre


O elefante-africano (Loxodonta spp.) é o maior dos dois tipos de elefante existentes hoje e atinge os 3,50 metros de altura e 6 metros de comprimento, sendo o maior mamífero terrestre existente na atualidade. Um adulto necessita de cerca de 250 quilogramas de alimento e 160 litros de água todos os dias. Embora a espécie é designada como vulnerável, as condições variam um pouco por região, dentro da África Oriental e Austral.



A maior ave voadora do mundo
O albatroz-errante ou albatroz-gigante (Diomedea exulans) é uma ave da família Diomedeidae que ocorre na maior parte do oceano austral, das margens do gelo que circunda a Antártica. Os machos das ilhas Geórgia do Sul pesam entre 8,2 e 11,9 kg, enquanto que as fêmeas, mais leves, pesam entre 6,4 e 8,7 kg. Tem a maior envergadura entre as aves vivas, é maior nos machos e pode ser entre 2,7 até 3,7 m, mais aves de ate 5,3 m ja são conhecidos. A população mundial atual é estimada em cerca de 8.500 casais, o que corresponde a um total aproximado de 28.000 indivíduos maduros, sendo então a espécie considerada como Globalmente Vulnerável.


A maior ave do mundo
O avestruz é uma ave não voadora, originária da África, que leva o nome científico Struthio camelus. É a única espécie viva da família Struthionidae, e do género, Struthio. Avestruzes normalmente pesam de 90 a 130 kg, embora alguns avestruzes machos tenham sido registrados com pesos de até 155 kg. São as maiores aves existentes no mundo. Na maturidade sexual avestruzes machos podem possuir de 1,8 m a 2,7 m de altura, enquanto as fêmeas alcançam de 1,7 m a 2 m. O número de avestruz tem diminuído drasticamente nos últimos 200 anos. Elas são dadas pelo estatutode conservação como aves de Least Concern, ou seja, não podemser consideradas ameaçadas e nem em perigo.

O maior anfíbio do mundo
A salamandra-gigante-da-china (Andrias davidianus) é a maior salamandra existente no mundo. Ocorre na China, em cursos de água e lagos montanhosos. Pode atingir um comprimento de 180 cm e um peso de 25 kg, é considerado criticamente ameaçado devido à perda habitat, poluição e excesso de cobrança, uma vez que é considerada uma iguaria e usadas na medicina tradicional chinesa.



O maior inseto do mundo
O bicho-pau de Bornéu (Phobaeticus kirbyi) é o inseto mais comprido do mundo, pois chega a superar 50 cm de comprimento. Vive nas selvas da ilha de Bornéu, onde, apesar do seu grande tamanho, é capaz de passar desapercebido graças à sua extraordinária capacidade de mimetismo e à sua tendência a permanecer completamente imóvel quando detecta algum perigo.

O maior reptil do mundo

O crocodilo-de-água-salgada ou crocodilo-poroso (Crocodylus porosus) é o maior réptil existente na atualidade. Os machos podem medir até 7 metros de comprimento e pesar até 1200 kg, enquanto as fêmeas raramente crescem além dos 2,5 metros. O crocodilo-de-água-salgada não corre perigo de extinção à escala global, porém algumas populações estão seriamente ameaçadas.


O maior peixe do mundo
O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é a única espécie da família Rhincodontidae, vive em oceanos quentes e de clima tropical, além de ser a maior das espécies de tubarão e o maior peixe conhecido. Pode crescer até 12,2 m de comprimento e pode pesar até 13,6 toneladas. A população é desconhecida e a espécie é considerada vulnerável pela IUCN.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Boa lista! Obrigado!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo