15 setembro 2010

A riqueza natural da India mais um megadiverso

abutre-indiano-de-dorso-branco
Gyps bengalensis
A Índia, que está dentro da ecozona do Indomalaya, mostra significativa biodiversidade. Um dos dezessete países megadiversos, é a casa de 7,6% de todos os mamíferos, 12,6% de todas as aves, 6,2% de todos os répteis, 4,4% dos anfíbios, 11,7% dos peixes e 6,0% de todas as espécies de angiospermas do mundo.

Muitas ecorregiões apresentam altas taxas de endeismo, em geral, 33% das espécies de plantas indianas são endêmicas. A cobertura florestal da Índia varia entre a floresta tropical da Ilhas Andamão para a floresta de coníferas do Himalaia.



O vulcanismo e as mudanças climáticas a 20.000 mil anos atrás, provocaram a extinção de muitas formas endêmicas da Índia e logo depois, entraram no pais mamíferos e aves vindos da Ásia através de duas regiões zoogeográficas de ambos os lados do Himalaia. Por conseguinte, entre as espécies indianas , apenas 12,6% dos mamíferos e 4,5% das aves são endêmicas, contrastando com 45,8% dos répteis e 55,8% dos anfíbios.


Existem cerca de 2.546 espécies de peixes encontrados em águas indianas. Cerca de 197 espécies de anfíbios e mais de 408 espécies de répteis. Entre esses grupos, os mais altos níveis de endemismo são encontradas em anfíbios.  Existem cerca de 1.250 espécies de aves na Índia cerca de 12% das espécies do mundo. Há cerca de 410 espécies de mamíferos conhecidos, que é cerca de 8,86% das espécies do mundo.

O World Conservation Monitoring Center apresenta uma estimativa de cerca de 15.000 espécies de plantas na Índia. A Flora da Índia é uma das mais ricas do mundo devido a grande variabilidade do clima, topografia e ambiente do país. Acredita-se que existem mais de 15 mil espécies de flores na Índia e, provavelmente, muito mais, outras foram introduzidas na Índia e podem ser incluídas na lista.


A Índia contém 172, ou 2,9% das espécies ameaçadas de acordo com a IUNC. Entre estas espécies estão o leão asiático, os Tigres de Bengala e o abutre indiano, que sofreu uma quase-extinção por ingerir cadáver de gado diclofenacotratados.

Nas últimas décadas, a invasão humana representava uma ameaça à vida selvagem da Índia, em resposta, o sistema de parques nacionais e áreas protegidas, estabelecido pela primeira vez em 1935, foi substancialmente ampliado. Em 1972, a Índia aprovou o projeto de proteção da vida selvagem e o Projeto Tigre para proteger o habitat crucial da espécie, além disso, a Lei de Conservação Florestal foi promulgada em 1980. Junto com mais de quinhentos santuários da vida selvagem, a Índia acolhe treze reservas da biosfera, quatro das quais fazem parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo