02 outubro 2010

Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo

A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo com quase vinte mil quilômetros quadrados de extensão, é cercada pelos rios Araguaia e Javaés em Tocantins, próxima da divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso e Pará.  Abriga ao norte o Parque Nacional do Araguaia e, ao sul, duas reservas indígenas: Carajás e Javaés.


A Ilha é um dos santuários ecológicos mais importantes do Brasil. Como está localizada na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado, possui fauna e flora bastante diversificadas. A fauna tem espécies comuns ao Pantanal Mato-Grossense, como a onça-pintada, boto, uirapuru, garça-azul e tartaruga-da-amazônia.

Na flora destacam-se vários gêneros de orquídeas terrestres, a maçaranduba, piaçava e canjerana. Na vegetação predominam os campos, conhecidos na região pelo nome de varjões. Aparecem ainda o cerrado, a mata seca de transição, as matas ciliares de igapó, vegetação das encostas secas e vegetação dos bancos de areia.

A Ilha do Bananal é habitada por índios, hoje, existem alguns grupos indígenas presentes nas 16 aldeias da Ilha, especialmente das etnias Karajá-Javaé, Avá-Canoeiro e Tapirapé, que ocupam o Parque Indígena do Araguaia e a Terra Indígena Inãwébohona.

Área da ilha do Bananal : 19,162.25 km ²
Área do Parque Nacional do Araguaia : 5,577.26 km ²
Terras Indígenas do Araguaia : 13,584.99 km ²

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo