28 setembro 2010

As três fronteiras do Araguaia



Arara Vermelha
Ara chloropterus
 Estamos tendo a oportunidade, através da televisão, mais precisamente na nova novela das seis de conhecer um dos lugares mais ricos em biodiversidade no Brasil, a região da bacia do Araguaia. A riqueza natural dessa região é tão grande que ela possui caracteristicas de três dos maiores biomas do Brasil e do mundo: o Cerrado (a maior e mais rica savana da Terra), o Pantanal (umas das maiores planícies alagadas do Planeta) e da Amazônia ( a maior floresta tropical do mundo).


É bem verdade que as águas do Araguaia não banham a região alagada do Pantanal mas principalmente a fauna da região do rio possui muito em comum com a do Pantanal inclusive as aves que dão nome ao rio, as araras vermelhas. Araguaia em Tupi significa "Rio das Araras Vermelhas".

O Araguaia nasce em Goiás próximo do Parque Nacional das Emas no cerrado brasileiro. Forma junto com o Rio Tocantins uma das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil. É considerado um dos rios mais piscosos do pais apesar de sofrer nos últimos anos com a pesca predatoria e com assoreamentos. No Pará a bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins encontra-se com a bacia Amazônica na qual passa a depositar suas águas.

Durante o período de seca formam se no seu leito ilhas de areia usadas por turistas como praias para acampamento e muita diversão. É feita uma grande campanha educativa para evitar que os milhares de turistas que frequentam as praias do rio evitem a degradação e poluição da região e principalmente do Araguaia.

Juntamente com o Rio Javaés, o Rio Araguaia  forma a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, onde está o Parque Nacional do Araguaia.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo