26 agosto 2009

Os alimentos orgânicos são melhores e mais saudáveis?

Alguns defensores dos orgânicos afirmam que o alimento orgânico é mais nutritivo. O aumento da qualidade do solo, a maior atenção à qualidade e seleção das variedades de culturas para a nutrição e sabor, em vez do tamanho, aparência e características de envio são relatados como sendo os motivos da maior quantidade de nutrientes dos alimentos orgânicos.

Batatas, laranjas e verduras biológicas têm mais vitamina C do que produtos produzidos de forma convencional. Os compostos fenólicos, podem estar em formas livres ou complexadas a acúçares e proteínas, dentre eles, destacam-se os flavonóides, os ácidos fenólicos, os taninos, também são encontrados em concentrações significativamente maiores em alimentos orgânicos e estes podem fornecer proteção antioxidante contra doenças cardíacas e câncer.

Ainda pedaços isolados de pesquisa sugerem que as práticas agrícolas convencionais estão degradando a qualidade dos alimentos. Um estudo em 2004, comparando vegetais analisados em 1950 e em 1999 constatou diminuição perceptível em seis dos 13 nutrientes analisados, seis tiveram reduções percentuais de proteína, cálcio, fósforo, ferro, riboflavina e ácido ascórbico, embora, quando avaliados por nível de nutrientes, geralmente nenhuma alteração distinguível foi encontrada.

Os autores sugeriram que as diferenças, provavelmente, refletem mudanças nas variedades cultivadas, entre 1950 e 1999. Se os alimentos orgânicos têm um elevado teor de nutrientes é bastante discutível, estudos têm demonstrado resultados consistentes e alguns que sofrem de importantes falhas no projeto experimental, de acordo com a Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação.

Muitos afirmam que o alimento orgânico tem gosto melhor, isso é essencialmente no que diz respeito ao alimento fresco. É possível que o gosto dos alimentos orgânicos sejam melhores simplesmente porque ele é mais fresco. Porque as fazendas orgânicas tendem a ser menores, e muitas vezes vendem os seus produtos mais próximos ao ponto da colheita. Assim, frutas e vegetais orgânicos, tem gosto mais " fresco" do que os convencionais.

No entanto, os alimentos orgânicos também podem ter mais sabor, porque os agricultores orgânicos se preocupam mais com o gosto da raça em vez do valor comercial como o fator primordial. Tomates convencionais, por exemplo, muitas vezes são criados para serem perfeitamente vermelhos e redondos, para coincidir com a aparência ideal de um tomate. Eles também são criados para resistir a danos no transporte e armazenamento por um longo período de vida útil. Isto significa que o sabor é um atributo que tem uma prioridade mais baixa.

Além da diversidade de culturas e práticas de seleção, a agricultura orgânica enfatiza a nutrição do solo, que pode influenciar positivamente o sabor dos alimentos. Testes realizados pelas Nações Unidas, FAO demonstraram que algumas maçãs, têm valores mais elevados de flavonóides, quando cultivados organicamente. Isso sugere que elas têm mais sabor.

Alguns alimentos, como bananas, são colhidos sem estarem maduros, em seguida, são artificialmente induzidas a amadurecer com um produto químico, como o propileno ou etileno, enquanto em trânsito, podendo produzir um sabor diferente. A questão do uso do etileno na produção de alimentos orgânicos é contencioso, opositores alegam que o seu uso só beneficia as grandes empresas e abre a porta aos mais fracos padrões orgânicos.

4 Comentários:

Sarah Crysthina disse...

Olá Cleisson,
muito legal o seu blog, como vc mesmo disse trabalhar em prol ao meio ambiente é sempre gratificante.

Gostaria de propor uma parceria. vi que tem um baner podemos trocar assim meus leitores e os seus conseguem ter um leque ainda mais abrangente sobre nosse meio ambiente!

Aguardo contato!!

Parabens!!

inspiracaoverde disse...

Olá Cleisson,
muito legal o seu blog, como vc mesmo disse trabalhar em prol ao meio ambiente é sempre gratificante.

Gostaria de propor uma parceria. vi que tem um baner podemos trocar assim meus leitores e os seus conseguem ter um leque ainda mais abrangente sobre nosse meio ambiente!

Aguardo contato!!

Parabens!!

inspiracaoverde disse...

Olá cleisson o seu tambpem já está postado...

Abraço

Jailson Ribeiro disse...

Boa tarde, Cleisson muito obrigado por visitar meu blog de biologia.
Seu blog é ótimo.

Boa semana.

Jailson

http://biologianatural.blogspot.com

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo