14 setembro 2010

A umidade do ar e o corpo humano

O calor do corpo humano é controlado através de uma combinação da evaporação pelo suor, do calor do ar ao seu redor e da radiação térmica. Em condições de alta umidade, a evaporação do suor da pele diminui e os esforços do organismo para manter uma temperatura corporal aceitável, pode ser significativamente diminuída. 

Se o ambiente é tão quente ou mais quente que a pele durante os períodos de alta umidade, o sangue trazido para a superfície do corpo não perde calor por condução para o ar e pode ocorrer uma condição conhecida como hipertermia. Nesses caso muito sangue vai para a superfície externa do corpo, consequentimente, uma quantidade menor vai para a participação ativa dos músculos, do cérebro e outros órgãos internos, a força física diminui e a fadiga ocorre mais cedo do que se espera. Prontidão e capacidade mental também podem ser afetados em tempos de calor. Os seres humanos controlam sua temperatura corporal, principalmente pela transpiração.


NOs Estados Unidos a Agência de Proteção Ambiental recomenda a manutenção de umidade relativa entre 30% e 60%. Com umidade elevada, a sudorese é menos eficaz e sentimo-nos mais quentes.

O Ar condicionado funciona trabalhando para a redução da umidade no verão. No inverno, o aquecimento  do ar frio pode diminuir os níveis de umidade relativa para baixo de 30%, levando a desconforto, tais como a pele seca e sede excessiva.

Os seres humanos são sensíveis à umidade do ar porque o corpo humano utiliza o resfriamento evaporativo como o principal mecanismo para regular a temperatura corporal. Em condições úmidas, a taxa de transpiração da pele é menor do que seria em condições áridas, o ser humano diminue a taxa de transferência de calor do corpo e nos sentimos mais quente quando a umidade relativa é elevada do que quando está baixa.

Por exemplo, se a temperatura do ar é de 24 ° C e a umidade relativa é zero por cento, então a sensiilidade é de uma temperatura de 21 ° C. Se a umidade relativa é de 100 por cento e a mesma temperatura do ar, então se sente como 27 ° C de temperatura. O índice de calor e humidade são índices que refletem o efeito combinado de temperatura e umidade sobre o efeito de resfriamento da atmosfera sobre o corpo humano.

6 Comentários:

Anônimo disse...

nossa mo merda zoa zoa me ajudo muito

Anônimo disse...

neem encontrei o que eu procurei saite rui de mais ! :(
ée até bom pra quem procura isso!

Unknown disse...

Obrigada pelas informações. Era o que eu procurava. :)

Mag disse...

Boas informações.

Mag disse...

Seria bom se tivesse umas referências de artigos aqui sobre essas informações.
Minha opinião :3

Unknown disse...

Poderia aprofundar nos efeitos do organismo humano

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo