27 junho 2009

Efeito poluição na saúde

Resumo dos principais efeitos de alguns tipos comuns de poluição na saúde humana.

A qualidade adversa do ar pode matar muitos organismos, incluindo os seres humanos. A poluição pelo ozonio pode causar doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, inflamação da garganta, dor no peito e os congestionamentos.

A poluição da água provoca cerca de 14.000 mortes por dia, principalmente devido à contaminação da água potável por esgotos não tratados nos países em desenvolvimento.

Derrames de petróleo podem causar irritações na pele e erupções cutâneas.

A poluição sonora provoca perda de audição, pressão arterial elevada, stress e distúrbios do sono.

O mercúrio tem sido associado a déficit de desenvolvimento em crianças e problemas neurológicos.

O chumbo e outros metais pesados, foram considerados perigosos por causar problemas neurológicos.

Substâncias radioactivas podem causar cancro, bem como defeitos congênitos.

Na natureza, o dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio podem causar chuva ácida, que reduz o valor do pH do solo. Óxidos de azoto são retirados do ar pela chuva e infertilizam a terra, que podendo alterar a composição dos ecossistemas. O solo pode tornar-se infértil e inadequados para as plantas. Isso afetará outros organismos na cadeia alimentar.

Nevoeiros e névoa podem reduzir a quantidade de luz recebida pelas plantas para realizar fotossíntese o que leva à produção de ozonio troposférico que prejudica as plantas.

Espécies invasoras podem competir com espécies nativas e reduzir a biodiversidade. Plantas invasoras podem contribuir com detritos e biomoléculas que podem alterar o solo e composições químicas de um ambiente, muitas vezes reduzindo a competitividade das espécies nativas.

A Bioamplificação descreve situações em que toxinas, tais como metais pesados, podem passar por níveis tróficos, tornando-se exponencialmente mais concentrados no processo. Emissões de dióxido de carbono causam acidificação do oceano e a contínua diminuição do pH por causa do CO2 dissolvido. A emissão de gases com efeito de estufa leva ao aquecimento global que afeta os ecossistemas de muitas maneiras.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo