28 fevereiro 2011

Petróleo o bem ou o mal do planeta

A nossa postagem anterior sobre o Oriente Médio foi uma introdução para uma sequência de postagens sobre o petróleo que seria a maior descoberta de todos os tempos e é claro trazer grande evolução e prejuízos ao nosso planeta.

Na questão econômica, ele movimenta o mundo e trás riquezas e desenvolvimento para os pais exportadores e desenvolvedores de tecnologia a base do produto. Porém na questão ambiental todos sabemos dos prejuízos causados pela transformação química desse produto.



O petróleo trás riqueza e desenvolvimento para os países e trás conflitos e guerras na disputa pelo ouro negro. Cada nova reserva descoberta pode significar milhões em riqueza para a nação e investimentos na mesma proporção do mundo desenvolvido, veja o caso do presal para o Brasil. Mas o mundo tomado pela ganancia não permite ao homem pensar nas consequencias ambientais que vem por trás disso tudo. O tão sonhado controle ou ao menos diminuição no uso de combustveias fosseis está cada vez mais longe a medida que se preocupam apenas em encontrar novas reservas e deixam a solução do problema em último plano.

O petroleo e o efeito estufa
O petróleo é uma substância que ocorre naturalmente, a sua presença no meio ambiente não depende das ações humanas. Porém a utilização desse produto já começa com as atividades brutas para sua extração, perfuração, extração, refino e combustão. Atividades como o escoamento e poços de piche são exemplos de áreas de petróleo, que afetam o meio ambiente.

Quando o petróleo é queimado libera dióxido de carbono, um gás de efeito estufa. Junto com a queima de carvão, a combustão do petróleo é o maior contribuinte para o aumento da concentração de CO 2 na atmosfera.

A extração é feita de reservas profundas localizadas a centenas de metros de profundidade. O petróleo é extraido em forma de emulsão de óleo e água, produtos químicos especiais são utilizados para separar o óleo da água. A extração de petróleo é onerosa e por vezes prejudiciais para o ambiente. Sua exploração e extração geralmente perturba o ambiente marinho próximo visto que as maiores reservas estão sempre próximas do litoral ou em alto mar.

Desastres ecológicos causados por acidente com Petróleo
Acidentes com petróleo bruto e combustíveis refinados principalmente derramamentos de navios petroleiros prejudicaram os ecossistemas como aconteceu recentemente no Golfo do México , nas Ilhas Galápagos e em muitos outros lugares. A quantidade de óleo derramado nos acidente variam de centenas de toneladas a milhares de toneladas.

Os derramamentos de óleo no mar são, geralmente, muito mais prejudiciais do que os em terra, pois eles podem se espalhar por centenas de milhas náuticas , em uma fina mancha de óleo que pode abranger as praias com uma fina camada de óleo. Isso pode matar aves marinhas, mamíferos, moluscos e outros organismos cobertos pelo óleo. Além de que os derramamentos de petróleo em terra são controlados com mais facilidade e os animais terrestres podem evitar o óleo com mais facilidade.

O petróleo é um tesouro de valor inestimável para o desenvolvimento da humanidade porém nunca foi usado de maneira coerente com as necessidades do meio ambiente. Sabemos que as reservas são finitas e que o mundo sem o petróleo possivelmente será menos poluído. Mas será menos desenvolvido? Será que as novas fontes de riqueza serão menos prejudiciais a natureza e o mundo realmente se concientizará da necessidade de preservação do meio ambiente.

5 Comentários:

Anônimo disse...

você ta precisando de uma boa aula de concordância, viu?

Anônimo disse...

nossa harlem shake

Paulo Geovani disse...

o que ocorre com a biodiversidade de animais aquáticos se o petróleo pegar fogo sobre a superfície da água do mar?

Anônimo disse...

beneficos e prejuizos?

Anônimo disse...

Idiota

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo