09 setembro 2010

Brasil é campeão mundial de queimadas

Um titulo que ninguém queria levar está nas mãos do Brasil em 2010. Com mais de 50 mil pontos de fogo, o Brasil ocupa a incômoda posição de campeão em queimadas no mundo.  Dos 18 países monitorados diariamente pelo Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Inpe nenhum teve tantos pontos de incêndio quanto nosso pais, a Bolívia em segundo lugar, teve 8.843 focos de incêndio em todo o país.


Este ano, por conta do clima seco e das altas temperaturas, a propagação do fogo tem sido mais frequente, especialmente na região central, nos Estados do Mato Grosso, Tocantins e Goiás, que responderam por 22 mil do total de focos registrados de janeiro a agosto.


No Brasil, mais de 99% das queimadas são provocadas pelo homem, com o objetivo de limpeza de pastos, preparo de plantios, desmatamentos, colheita manual de cana de açúcar e vandalismo, entre outros.  Do ponto de vista global, as queimadas são associadas com modificações da composição química da atmosfera e as maiores contribuições do Brasil para a mudança do clima do planeta são provenientes do fogo na vegetação.

A área devastada por incêndios no Parque Nacional da Serra da Canastra, na região centro-oeste de Minas Gerais, no mês passado foi maior do que foi calculado inicialmente e pode chegar a 70 mil hectares, segundo análise do Corpo de Bombeiros. Dos 200 mil hectares da reserva, os bombeiros já confirmaram que 40 mil foram queimados.

As queimadas em Mato Grosso já são responsáveis pela produção de mais gases poluentes do que todo o estado de São Paulo. Milhares de focos foram registrados no estado e muitos foram provocados pelo próprio homem.

A estiagem provoca o aumento no número de queimadas em Campo Grande e todo Mato Grosso do Sul e os incêndios ameaçam a segurança dos motoristas. A população também sofre com a qualidade do ar.

O Ministério da Saúde criou um banco de dados especial com informações sobre queimadas para orientar suas ações e minimizar problemas de aumento nas internações e mortes causadas pelas queimadas.

O Ministério do Meio Ambiente decretou estado de emergência ambiental em 14 Estados e no Distrito Federal por causa do grande número de focos de queimadas.  Com o decreto, se for preciso, os Estados podem contratar brigadistas para combater o fogo sem necessidade de licitação.

1 Comentário:

GEOGRAFIA NO VESTIBULAR disse...

Parabéns pela postagem e o Blog está cada vez melhor...abraços

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo