22 fevereiro 2009

Ecovilas, integração vida social e vida sustentável.

Ecovilas são comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável. 
As ecovilas surgem como modelos alternativos ao padrão insustentável das sociedades modernas, incorporando os antigos conhecimentos com a moderna ciência e filosofia. De acordo com um número crescente de cientistas, teremos que aprender a viver de forma sustentável, se quisermos sobreviver como espécie.
 Os modelos de sustentabilidade desenvolvidos ao longo de mais de 40 anos pelas milhares de ecovilas ao redor do mundo formam um grande banco de dados de soluções aos atuais problemas da humanidade e fonte de riquíssimas experiências que podem ajudar a reconectar as pessoas à Terra numa forma que permita o bem estar de todas as formas de vida e futuras gerações.

Para alcançar este objetivo, as ecovilas integram muitas ferramentas e práticas como:
Produção local e orgânica de alimentos.
Utilização de sistemas de energias renováveis.
Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções, bioconstrução ou Arquitetura sustentável.
Criação de esquemas de apoio social e familiar.
Diversidade cultural e espiritual.
Governança circular, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso.
Economia solidária.
Educação transdisciplinar.
Saúde integral.
Comunicação global.

Os defensores das ecovilas afirmam que o ser humano é capaz de criar uma vida cheia de amor e sentido. E essa seria a parte central numa ecovila, sua vida social, cultural e espiritual. Segundo eles, os seres humanos são seres sociais e amorosos por natureza, apesar de a cultura ocidental moderna valorizar em excesso o indivilualismo, a competição, a violência, o poder, a desconfiança e a apropriação. Reconectar os seres humanos a sua natureza significaria barrar estes valores, limpando esta carga cultural, e colocando a cooperação, o amor, o respeito, a transparência, a solidariedade e a confiança novamente no centro de suas vidas.
Em 1998, as ecovilas foram nomeadas oficialmente na lista da ONU das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável, como modelos excelentes de vida sustentável.O modelo de ecovila tem proposto soluções viáveis para erradicação da pobreza e da degradação do meio-ambiente e combina um contexto de apoio sócio-cultural com um estilo de vida de baixo impacto.

Essa é a missão do movimento das ecovilas:
Explorar novas fronteiras e praticar aplicações concretas para a sustentabilidade.

A água e seu ciclo são essencias para a manutenção dos ecossistemas e do ser humano.
O cuidado com a água é uma preocupação nas ecovilas, bem como em qualquer projeto sustentável. Primeiro as pessoas são educadas e conscientizadas da importância da água. Segundo, os sistemas de tratamento tendem a ser descentralizados. As soluções em pequena escala também são muito importantes.Em muitas regiões, a água é um recurso bastante escasso. Nesses casos, é essencial captar água da chuva e armazená-la em cisternas.A água utilizada em alimentos e no banho pode ser encanada e filtrada da mesma forma que a água da chuva. Para consumo, podem ser utilizados filtros de barro, que são adquiridos facilmente e são muito baratos.

Uma forma inteligente de tratar dejetos é utilizar banheiros compostáveis. Não gasta água e não produz esgoto. O sol, o tempo e as minhocas fazem o trabalho de transformar matéria orgânica em fertilizante. O interior pode ser igual ao de um banheiro comum, mas em vez de água na descarga, serragem. Outra alternativa são os biodigestores, que geram um fertilizante líquido que pode ser utilizado na irrigação da lavoura da ecovila. O biogás produzido com dejetos humanos não é muito expressivo, mas pode complementar outras fontes de combustível.
O lixo passa pela coleta seletiva, e sempre que possível é reciclado ou transportado para centros de reciclagem. Todo lixo orgânico gerado ainda pode ser utilizado como adubo para as hortas. As águas cinzas (pia, ducha, da limpeza de roupas, etc.) podem ser tratadas num sistema de tanques com filtros e plantas aquáticas, que purificam a água, graças às bactérias que vivem em suas raízes.

A energia elétrica pode ser gerada localmente por painéis solares, geradores eólicos, moinho de água, biogás, lenha, ou outras fontes.Os custos são compensadores a longo prazo, com a economia gerada e com a venda da energia excedente para a rede pública de energia elétrica, que atualmente é vendida a preço mais alto do que a comprada.

A indústria do setor de construção é uma das que mais poluem e destroem o ambiente.
Existe hoje uma infinidade de conhecimentos em bioconstrução, que além de utilizar materiais ecológicos, resolve uma grande quantidade de problemas nas moradias, principalmente ao que se refere à economia de energia e bem estar.
Algumas opções são: tijolos-ecológicos, feitos de barro prensado, contruções com fardos de palha e barro, excelentes para o isolamento térmico, pau-a-pique, taipa de pilão, etc.
Para o telhado, uma boa alternativa é o chamado telhado verde, que possui grande poder de isolamento térmico no inverno e arrefecimento por evapo-transpiração das plantas no verão, diminuindo sensivelmente os gastos com energia para aquecimento e resfriamento dos ambientes. As águas cinzas podem ser aproveitadas para irrigar o telhado verde.

A idéia é necessitar o mínimo possível de transportes que utilizem combustíveis fosseis, por isso a bicicleta é o meio de transporte ideal. Dá-se preferência ao transporte coletivo, sistema de caronas e carros elétricos.

A organização do trabalho dentro da comunidade vai depender do conhecimento de cada um e habilidade de cada um para certos trabalhos. Em muitas ecovilas tem sido prezada a auto-suficiência em materiais, alimentos e serviços. Em outras, há um forte trabalho com o setor público, visitantes, trabalhos com a comunidade dos arredores, cursos, festivais e todo tipo de atividades que tragam algum retorno à comunidade e beneficie o máximo de pessoas.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Olá, eu adorei o conteudo sobre ecovilas, me ajudou muito, pois estou realizando um projeto relacionado a ecovilas. Parabéns ótimo conteudo.

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo