04 janeiro 2011

Produção Consciente Amanhã Mais Feliz

 "Olá amigos e leitores do nosso blog, convido vocês a conhecerem o projeto "Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz. O projeto de realização do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado em 1996 e está instalado em uma área com mais de cinco mil metros quadrados, que contempla a preservação de um bioma aquático com flora e fauna nativos. Uma iniciativa sustentável que, mais do que preservar a natureza, mostra, através de atitudes como esta, a importância da consciência ecológica para toda a comunidade. 


No local se encontram a Sede Administrativa da entidade, os galpões da Central de Triagem de Resíduos Sólidos Industriais, as Salas para Cursos e Oficinas de Educação Ambiental, o Centro de Eventos e o Centro Tecnológico.

A Central de Triagem e o Aterro de Resíduos Industriais Perigosos – o ARIP, coletam e fazem a triagem de 250 toneladas de resíduos industriais por mês, gerados no processo produtivo das 93 empresas filiadas à entidade.

Estes resíduos são revisados, pesados, cadastrados e prensados. Após este processo, controlado por um moderno software, eles são encaminhados ao seu destino: empresas recicladoras ou o ARIP. Das 250 toneladas por mês de resíduos 68%, em média, são reaproveitadas.

O restante vai para o ARIP, que foi construído dentro das mais rigorosas normas técnicas e de segurança, e este material fica armazenado aguardando tecnologia para o reaproveitamento. Os resíduos poderão ser retirados no local quando houver conveniência, pois estão abrigados do mau tempo, um grande diferencial sobre outros projetos.

Paralelo a este trabalho existe todo um controle ambiental das demais áreas limítrofes do empreendimento e do município, priorizado pela recuperação da área degradada do antigo lixão, que por décadas recebeu os resíduos industriais. Hoje esta área está recuperada e as vertentes de água do local e as águas superficiais recebem monitoramento através de análises químicas e biológicas.

Além disso, com a renda gerada pela reciclagem, o projeto já doou para a cidade dezoito câmeras de monitoramento por circuito fechado de TV, equipamentos para a brigada militar, polícia civil, e corpo de bombeiros voluntários; instalação da rede de oxigênio de um hospital em Três Coroas, e ainda, a produção da horta orgânica do Sindicato é destinada a escolas, creches e hospitais da cidade e região.

Outra importante ação do projeto Amanhã Mais Feliz é o criadouro conservacionista. Licenciado pelo Ibama, este mini zoo acolhe animais silvestres vítimas de maus tratos ou apreendidos em ações de combate ao tráfico de animais. O criadouro já abriga várias espécies de animais como arara-azul, jacutinga, sábia-una, tamanduá mirim, jaguatirica e o jacaré-do-papo-amarelo. 

1 Comentário:

Thiago disse...

boa noite, sou thiago do blog formigueiross.blogspot.com e gostaria de propor uma parceria. gostei bastante do seu blog. fico no aguardo

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo