22 julho 2009

Seja ativo, pratique atividades físicas.

Seja mais ativo e espalhe uma vida melhor
A prática da atividade de maneira regular e sistemática deve ser tomado como um elemento importante na prevenção, desenvolvimento e reabilitação da saúde. Em geral, os efeitos benéficos da atividade física pode ser visto nos seguintes aspectos:

Orgânicos:
Aumento da elasticidade e mobilidade comum.
Melhor coordenação, habilidade e capacidade de resposta.
Ganho muscular que resulta em aumento do metabolismo, que por sua vez produz uma diminuição da gordura corporal, prevenção da obesidade e suas consequências.
Aumento do corpo resistência à fadiga.

No coração:
Há um aumento na força organizacional, melhoria da circulação, regulação da pulsação e diminuição da pressão arterial.

Nos pulmões:
Há melhora na capacidade pulmonar e por conseguinte oxigenação.
O aumento da capacidade, o funcionamento dos alvéolos e troca gasosa, melhora o funcionamento dos músculos respiratórios.

No desenvolvimento da força muscular, que, por sua vez, determina um aumento na resistência óssea, assim evita osteoporose.
Melhoria da posição do corpo, mediante o reforço da musculatura lombar.
Prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, osteoporose, câncer,etc.
Em cardiovasculares diminui a freqüência cardíaca e pressão arterial, melhora a eficiência do funcionamento do coração e diminui o risco de arritmia cardíaca.

No nível metabólico:
Diminuição da produção de ácido láctico, concentração dos triglicerídeos, colesterol e LDL o mau colesterol, ajuda a reduzir e manter um peso corporal saudável, normaliza a tolerância à glicose, aumenta a capacidade de utilização das gordura como uma fonte de energia, consumo de calorias, a concentração de HDL o bom colesterol e melhora o funcionamento da insulina.

Ao nível do sangue reduz a coagulação.
Diminui a produção de adrenalina, aumenta a produção de suor, a tolerância a ambientes quentes e à produção de endorfinas o hormônio relacionado com sentimentos de bem-estar.

Ao nível do sistema nervoso, melhora o tônus muscular, reflexos e coordenação.

A nível gastrintestinal, melhora a função intestinal e ajuda a prevenir câncer.

Aumenta a força, melhora a estrutura, função e estabilidade dos ligamentos, tendões e articulações, previne osteoporose e melhora a postura.

A nível psicológico:
Aumenta a capacidade de força de vontade e auto-controle, reduz a ansiedade, estresse, raiva e depressão, estimula a criatividade, a capacidade emocional e melhora a memória e auto-estima da pessoa.

Também a prática regular de exercício físico leva a hábitos saudáveis da dieta, reduz a percepção de esforço e melhora a resistência. Além disso, estudos têm demonstrado o seu efeito positivo na prevenção do cancro da mama e como uma ajuda no tratamento do tabagismo. Isto é, provoca mudanças no estilo de vida da pessoa.

Antes de iniciar um programa de exercícios é importante realizar uma avaliação médica especializada, a fim de verificar o estado de saúde da pessoa, cumprir os requisitos de proteção e de demandas do esporte e para investigar os fatores de risco para lesões.

Lembre-se que o motivo da pratica regular de exercicios físicos é levar a uma vida saudável, antes de iniciar a prática do exercício é necessário um aconselhamento profissional.

1 Comentário:

KINHA disse...

Olá!
Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria “VARIEDADES” e estou na campanha “UM VOTO POR UM VOTO”.O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Venha apanhar o selo comemorativo do blog, com assinatura de um artista plástico.Sua presença é muito importante para nós.
Obrigada

http://amigadamoda.blogspot.com

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo