Os impactos do aumento no consumo de água.
A segurança no consumo da água e segurança alimentar estão indissoluvelmente ligadas.
Na década 1951/1960 o consumo de água foi quatro vezes maior que na década anterior. Este aumento foi resultado de uma rápida evolução científica e tecnológica com grande impacto na economia, em especial o crescimento dos setores industriais das grandes potências, e a intensa contrução de barragens em todos os continentes.
Isso alterou o ciclo da água dos rios e lagos, afetando a sua qualidade e teve um impacto significativo sobre o ciclo global da água. Atualmente 35% dos recursos humanos para a utilização da água são insustentáveis, levando à diminuição dos aquíferos e reduzindo os fluxos de grandes rios. Esta percentagem é suscetível de aumentar e agravar as alterações climáticas.
Como as populações aumentaram, provocaram um progressivo empobrecimento dos aquíferos e tornando os contaminados e insalubres.
De 1961 a 2001 dobrou a procura por água: o uso agrícola aumentou 75%, o uso industrial mais de 200% e o uso doméstico mais de 400%. O homem utiliza atualmente entre 40 a 50% da água doce disponível a nível mundial na proporção aproximada de: 70% para a agricultura, 22% para a indústria, e 8% para fins domésticos e o consumo do volume total está aumentando progressivamente.
A eficiência no uso da água está melhorando em uma escala global, pelo aumento das melhorias na área de infra-estrutura, a melhoria da produtividade na agricultura, minimizando a intensidade da água usada para bens e serviços, concentrando a produção alimentar em áreas de alta produtividade e planejamento contra as alterações climáticas. A nível local, as pessoas estão cada vez mais auto-suficiente em água fazendo uso da água da chuva e reduzindo o uso da rede de água.
muito legal esse blog!
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson