05 junho 2009

Os impactos do aumento no consumo de água.

A segurança no consumo da água e segurança alimentar estão indissoluvelmente ligadas.


Na década 1951/1960 o consumo de água foi quatro vezes maior que na década anterior. Este aumento foi resultado de uma rápida evolução científica e tecnológica com grande impacto na economia, em especial o crescimento dos setores industriais das grandes potências, e a intensa contrução de barragens em todos os continentes.

Isso alterou o ciclo da água dos rios e lagos, afetando a sua qualidade e teve um impacto significativo sobre o ciclo global da água. Atualmente 35% dos recursos humanos para a utilização da água são insustentáveis, levando à diminuição dos aquíferos e reduzindo os fluxos de grandes rios. Esta percentagem é suscetível de aumentar e agravar as alterações climáticas.

Como as populações aumentaram, provocaram um progressivo empobrecimento dos aquíferos e tornando os contaminados e insalubres.

De 1961 a 2001 dobrou a procura por água: o uso agrícola aumentou 75%, o uso industrial mais de 200% e o uso doméstico mais de 400%. O homem utiliza atualmente entre 40 a 50% da água doce disponível a nível mundial na proporção aproximada de: 70% para a agricultura, 22% para a indústria, e 8% para fins domésticos e o consumo do volume total está aumentando progressivamente.

A eficiência no uso da água está melhorando em uma escala global, pelo aumento das melhorias na área de infra-estrutura, a melhoria da produtividade na agricultura, minimizando a intensidade da água usada para bens e serviços, concentrando a produção alimentar em áreas de alta produtividade e planejamento contra as alterações climáticas. A nível local, as pessoas estão cada vez mais auto-suficiente em água fazendo uso da água da chuva e reduzindo o uso da rede de água.

1 Comentário:

Anônimo disse...

muito legal esse blog!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo