05 junho 2009

O que é um sistema alimentar sustetável?

Um "sistema alimentar sustentável" é definido como um sistema que fornece comida saudável para responder às atuais necessidades alimentares, mantendo os ecossistemas saudáveis para que também poçam fornecer alimentos para as gerações vindouras com o mínimo de impacto negativo ao meio ambiente.


Um sistema alimentar sustentável também incentiva a produção local e de infra-estrutura de distribuição e torna os alimentos nutritivos disponíveis, acessíveis e a preços acessíveis a todos. Além disso, é humano e justa, protegendo os agricultores e outros trabalhadores, consumidores e comunidades.

As preocupações sobre os impactos ambientais do agronegócio e do forte contraste entre os problemas com a obesidade do mundo ocidental e da pobreza e da insegurança alimentar no mundo em desenvolvimento tem gerado um forte movimento no sentido saudável, sustentável de comer como um componente importante da ética do consumismo global.

Os efeitos ambientais de diferentes padrões dietéticos dependerá de muitos fatores, incluindo a proporção de animais e vegetais consumidos e do método de produção dos alimentos.

A Organização Mundial da Saúde publicou uma Estrategia Global sobre Dieta, Atividade Física e Saúde, que foi aprovado pela Assembleia Mundial da Saúde. Ele recomenda a dieta mediterrânea, que está associada com a saúde e longevidade e é pobre em carne, rica em frutas e legumes, pobre em açúcar e sal limitado, e de baixo teor em ácidos gordos saturados, a tradicional fonte de gordura na região do Mediterrâneo é o azeite , rico em gorduras mono. A dieta saudável à base de arroz japonês também é alta em carboidratos e pobre em gordura.

Ambas as dietas são baixas em carnes e gorduras saturadas e alta em leguminosas e outros produtos hortícolas, que são associados com uma baixa incidência de doenças e de baixo impacto ambiental.

A nível global o impacto ambiental do agronegócio está sendo discutido através de uma agricultura sustentável e da agricultura biológica. A nível local, existem vários movimentos de trabalho para a produção alimentar, o mais produtivo é o uso de hortas urbanas abandonadas e doméstica, incluindo permacultura, horticultura urbana e local.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo