O processo de preservação das espécies ameaçadas.
Os critérios para avaliar se uma espécie é dependente de conservação são:
Persistencia da ameaças à espécie.
Se as ameaças são universais e recorrentes, por exemplo: parasitas, predadores não nativos, perturbação humana.
As ameaças tornam a espécie em risco de extinção, necessitando uma gestão para presrvação da ameaça em curso. Gestão de ações suficientes para combater ameaças foram identificadas e podem ser implementadas, como por exemplo: incêndios prescritos, as restrições à pastagem ou ao acesso público, controle de predador ou parasita.
A integração do Estado e governos locais, muitas vezes a cooperação de empresas privadas ou interessados, é capaz de levar a cabo as ações necessárias de gestão para conservação.
Existem cinco grandes áreas de ação da gestão para a conservação das espécies vulneráveis.
O controle de espécies: controle da fauna exótica e da flora exótica, controle das espécies nativas, de parasitas e doenças.
Controlo direto dos impactos humanos: o controle do pastoreio, o acesso em estrada dos veículos, acabar com a caça ilegal e furtiva.
Controle da poluição: controlar a emissão de substâncias químicas, do assoreamento, qualidade da água e da utilização de pesticidas e herbicidas.
Gestão da atividade do habitat: a gestão e controle de incêndio, controle de erosão do solo e restauração mecânica da vegetação.
Desenvolvimento de populações artificiais: criação em cativeiro, imigração forçada ou reprodução em cativeiro.
A magnitude e o ritmo dos impactos humanos no ambiente tornam improvável que o desenvolvimento seja feito sem detrimento de muitas espécies, a menos que a definição de "recuperação" inclua alguma forma de gestão ativa.
Com diminuição da perda contínua de habitat, da perturbação dos ciclos naturais e do aumento dos impactos das espécies invasoras, é provável que o número de conservação suficientes de espécies aumentará.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson