19 junho 2009

Partindo em defesa dos ecossistemas.

A preservação dos ecossistemas é fundamental para o bem estar e saúde na vida da comunidade e sua ação pode ser direta ou indireta na sociedade. Exemplos de serviços diretos dos ecossistema são: polinização, madeira e prevenção da erosão. Indiretos poderiam ser considerados por exemplo a moderação do clima, ciclo dos nutrientes, desintoxicação e substâncias naturais.

O município de Tamaqua, Pensilvânia aprovou uma lei que dá direitos legais dos ecossistemas. A portaria estabelece que o governo municipal ou qualquer Tamaquaense pode apresentar uma ação judicial em nome do ecossistema local. Outros municípios, como Rush, seguiram o exemplo e passaram as suas próprias leis.

Isso faz parte de um crescente corpo de pareceres jurídicos que propõem a 'lei da selva " um termo que abrange aves, animais, rios e desertos.

De um ponto de vista antropológico, muitas pessoas vêem ecossistemas como unidades de produção similares àqueles que produzem bens e serviços. Entre alguns dos mais comuns bens produzidos pelos ecossistemas, está a madeira de ecossistemas florestais e o pasto para o gado pelas pastagens naturais. Muito menos bem sucedida foi a descoberta e comercialização de substâncias do organismo selvagens para fins farmacêuticos.

Os produtos provenientes dos ecossistemas são referidos como os serviços ecossistémicos. Eles podem facilitar o desfrute da natureza, o que pode gerar muitas formas de rendimento e de emprego no setor do turismo, muitas vezes referidos como eco-tourismo, retenção de água, facilitando assim uma melhor distribuíção e liberação de água, a proteção do solo, pode sr considerado um laboratório ao ar livre para a investigação científica, etc

Uma maior quantidade de espécies ou diversidade biológica, popularmente referida como Biodiversidade, de um ecossistema pode contribuir para uma maior capacidade de resistência desse ecossistema, uma vez que existem mais espécies presentes em um local para responder à mudança e assim, "absorver" ou reduzir seus efeitos. Efeitos que podem ser reduzidos antes da estrutura do ecossistema ser fundamentalmente alterada para um estado diferente.

Não é o caso e não existe nenhuma relação comprovada entre a diversidade de espécies de um ecossistema ea sua capacidade de fornecer bens e serviços em um nível sustentável: florestas tropicais úmidas produzem muito poucos bens e serviços diretos e são extremamente vulneráveis às mudanças, enquanto muitas florestas temperadas crescem rapidamente e voltam ao seu estado anterior de desenvolvimento dentro de uma vida após o abate ou um incêndio florestal.

Alguns pastos foram exploradas sustentavelmente durante milhares de anos por exemplo na Mongólia, África e algumas comunidades europeias..

1 Comentário:

Anônimo disse...

È um prazer poder esta conhecendo mas um pouquinho dos fatos que acontecem em nosso planeta e tdo que existe nele.

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo