01 fevereiro 2010

Animal em destaque no Planeta - Águia Real


A águia-real ou águia-dourada Aquila chrysaetos é uma ave de rapina diurna, seu comprimento varia de 66 a 100 cm, a envergadura das asas de 150 a 250 cm e pode pesar de 2,5 a 7kgs. Como em todas as aves de rapina, as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos.

Sua velocidade comum durante o voo é de 45 a 50 km/h e foram registados mergulhos a velocidades de 320 km/h para pegar uma presa. A maioria delas vivem no Alasca e no Canadá e viajam para o sul no outono quando a comida começa a faltar no norte. Mas nem todas as águias migram.

Ela alimenta-se de ratos, toupeiras e pássaros. Na reprodução a fêmea é responsável pela maior parte do tempo da incubação, embora o macho frequentemente ajude. A postura pode ser de 1 a 4 ovos, no entanto, o mais comum é serem dois. A incubação dura de 35 a 45 dias. As crias que nascem primeiro são mais fortes, frequentemente matam os irmãos menores e mais fracos e os pais não interferem. O filhote é dependente de seus pais após aproximadamente 30 dias.

Curiosidades: Uma águia pode transportar até 3,6 kg em voo. A águia dourada é conhecida por mergulhar para pegar sua presa a velocidades calculadas de 240 a 320 km/h. Já se viu essa ave capturar aves voadores tão grandes como gansos. Elas também foram vistas, ocasionalmente, comendo carne putrefaça.

A caça, a eliminação de presas por alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam as populações dessa ave. Elas abandonam seus ninhos durante a incubação se foram perturbadas. As águias douradas são protegidas pelo governo dos Estados Unidos e, são consideradas ameaçadas de extinção.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo