Animal em destaque no Planeta - Águia Real
A águia-real ou águia-dourada Aquila chrysaetos é uma ave de rapina diurna, seu comprimento varia de 66 a 100 cm, a envergadura das asas de 150 a 250 cm e pode pesar de 2,5 a 7kgs. Como em todas as aves de rapina, as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos.
Sua velocidade comum durante o voo é de 45 a 50 km/h e foram registados mergulhos a velocidades de 320 km/h para pegar uma presa. A maioria delas vivem no Alasca e no Canadá e viajam para o sul no outono quando a comida começa a faltar no norte. Mas nem todas as águias migram.
Ela alimenta-se de ratos, toupeiras e pássaros. Na reprodução a fêmea é responsável pela maior parte do tempo da incubação, embora o macho frequentemente ajude. A postura pode ser de 1 a 4 ovos, no entanto, o mais comum é serem dois. A incubação dura de 35 a 45 dias. As crias que nascem primeiro são mais fortes, frequentemente matam os irmãos menores e mais fracos e os pais não interferem. O filhote é dependente de seus pais após aproximadamente 30 dias.
Curiosidades: Uma águia pode transportar até 3,6 kg em voo. A águia dourada é conhecida por mergulhar para pegar sua presa a velocidades calculadas de 240 a 320 km/h. Já se viu essa ave capturar aves voadores tão grandes como gansos. Elas também foram vistas, ocasionalmente, comendo carne putrefaça.
A caça, a eliminação de presas por alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam as populações dessa ave. Elas abandonam seus ninhos durante a incubação se foram perturbadas. As águias douradas são protegidas pelo governo dos Estados Unidos e, são consideradas ameaçadas de extinção.
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson