Conhecendo um pouco sobre os ursos na natureza
Urso-europeu Ursus arctos arctos está ameaçado de extinção por causa do desmatamento, caça e avanços urbanos, porém, na atualidade, as ameaças são apenas caças, incêndios e atropelamentos, pois o desmatamento e avanço urbano não são atividades ainda muito praticadas já que a Europa é um continente desenvolvido. Nos Pirineus, localizados entre França e Espanha, existem aproximadamente 100 exemplares sendo 20 na França e 80 na Espanha. Existem aproximadamente 1000 ursos nos países balcânicos e a maioria vive nas montanhas gregas. Existem, aproximadamente 900 exemplares nos países nórdicos.
Urso-cinzento Ursus arctos é uma variedade do urso-pardo que vive no noroeste dos Estados Unidos, nas Montanhas Rochosas, no Canadá e no Alasca e pode atingir 3 metros de altura e 700 kg de peso. A partir de 2002 os ursos pardos foram listados e considerados ameaçados nos Estados Unidos. Atualmente está em ação um projeto para restaurar os ursos em seis áreas de recuperação, em 22 de março de 2007, o governo americano declarou que os ursos pardos no entorno do Parque Nacional de Yellowstone já não precisam de Lei de Proteção de Espécies Ameaçadas. Em 2008, estimava-se que existiam 16.014 ursos pardos.
O urso-de-kodiak Ursus arctos middendorffi O tamanho dos machos varia muito e o peso fica entre 363 e 500 kg, podendo chegar a ter altura de até 4,00 m em posição bípede, com 1,30 m no garrote. Alguns machos pesarão mais de uma tonelada e terão 4 m de comprimento, mas são considerados como casos raros de gigantismo. É um animal solitário que só forma grupos quando se trata de uma fêmea e crias. Em liberdade vive até 20 anos. A caça a esta subespécie está permitida e é regulada para evitar excessos, já que, devido à reduzida área de distribuição, não se pode dizer que seja muito abundante. Cerca de dois terços da ilha Kodiak encontra-se dentro dos limites do refugio da Kodiak National Wildlife, onde a caça não é permitida.
Urso-siríaco Ursus arctos syriacus é uma subespécie de urso-pardo que vive nas montanhas do Oriente Médio. É menor do que o Urso pardo Eurasiano, pesando mais de 190 kg.
Urso-de-óculos, urso-andino ou ainda urso-de-lunetas Tremarctos ornatus é o único urso característico da América do Sul e é considerado como uma espécie vulnerável, a mais vulnerável de todos os ursídeos, com exceção ao seu primo mais próximo, o panda gigante da República Popular da China. Os machos podem chegar a pesar cerca de 120 kg enquanto que as fêmeas, bem menores, chegam a pesar 60 kg. Sabe-se muito pouco sobre a vida e hábitos do urso-andino até o presente momento 2006, especialmente se forem levados em conta o grande número de empreendimentos científicos dedicados ao estudo de outras espécies ursinas.
Panda-gigante Ailuropoda melanoleuca extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado. A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocam o panda sob ameaça de extinção. A caça não representa problemas devido às rígidas leis chinesas. O número de pandas selvagens na China está estimado em 1.596. Em 2000 contavam-se 1.114 exemplares, espalhados por territórios que têm uma superfície total de 23.000 km² nas províncias de Sichuan. Estudos em 2006, baseados em exame de DNA coletado em fezes, indicam que possam haver pelo menos 3.000 animais em liberdade. Existem 183 pandas-gigantes em cativeiro na China, 100 dos quais, estão em um centro especializado em Sichuan. Outros 20 espécimes se encontram distribuídos pelos principais zoológicos do mundo. A expectativa de vida de um panda é de 13 anos.
Panda-vermelho ou panda-pequeno, também conhecido como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo Ailurus fulgens é nativo das regiões montanhosas do Himalaia e do sul da China e está associado às florestas temperadas de altitude e a bambuzais. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. Sua alimentação é principalmente composta por bambu. Está em perigo de extinção, devido à destruição do habitat pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América do Norte e Europa, reproduzindo-se bem em cativeiro. O panda-vermelho é classificado, pela IUCN como sendo vulnerável. A população foi estimada em menos de 2.500 animais adultos em 1999 e entre 16 mil e 20 mil em 2001. O panda-vermelho é relativamente comum em jardins zoológicos ao redor do mundo, em 1992 existiam mais de 300 animais distribuídos em 85 zoológicos.
Urso-negro Ursus americanus encontrado do Alasca ao Norte do México pode chegar a até 1,80 m de comprimento e 270 kg. Possui a pelagem geralmente de cor negra, chocolate ou canela. Algumas subespécies estão ameaçadas de extinção. O urso negro norte-americano está listado pela IUCN como Pouco preocupante, devido à ampla distribuição da subespécie, sua população global é estimada ser duas vezes maior do que todas as outras espécies juntas. Até 85% da dieta do urso-negro é composta de vegetação, eles tendem a se alimentar de vegetação mais macia do que os ursos marrons. A população de ursos pretos canadenses está entre 327.200 e 341.200, com base em pesquisa feita no início de 1990. A população total de ursos negros nos Estados Unidos foi estimada entre 186.881 e 206.751, apesar de isto excluir as populações do Alaska, Idaho, Dakota do Sul, Texas e Wyoming, cuja populações são desconhecidas.
Urso-negro-asiático Ursus thibetanus ou Ursus tibetanus, também conhecido por urso-negro-tibetano, urso-negro-himalaio ou urso-lua, é um urso de tamanho médio, garras afiadas e pelagem negra com uma marca branca ou creme em forma de V no peito. Conforme relatado em 2009, cerca de 1374 ursos são encontrados na Coréia do Sul, entre 5 e 6,000 ursos na russia, 7 e 9,000 na Índia e 1000 no Paquistão.
Urso-beiçudo Melursus ursinus é um animal notivago muito raro que habita as florestas da Índia e Nepal. Os machos são maiores que as fêmeas, atingindo até 1,80 m de comprimento e 175 kg peso.
Urso-malaio Ursus malayanus é um urso do Sudeste asiático. Possui até 1,40 m de comprimento e pelagem curta e negra. É o menor dos ursos. Também é conhecido pelo nome de urso-dos-coqueiros. Os adultos quase não têm predadores, exceto os seres humanos, devido à sua forte reputação e dentes formidáveis Ocasionalmente, pode ser atacados pelos tigres ou cobras gigantes. Outros possíveis predadores são os leopardos. O IUCN classifica o Urso Malaio como Dados insuficientes a vulneráveis na lista de animais ameaçados a partir de 2007.
Urso-polar Ursus maritimus, também conhecido como urso-branco, o urso-polar é citado pela CITES sob baixo risco de extinção. Contudo alguns fatores podem mudar esta situação para pior. O encolhimento das camadas de gelo e o prolongamento do verão vêm obrigando os ursos-polares a buscar comida em lugares habitados, colocando a espécie em conflito com o homem. Em 2005, testemunhas afirmaram ter visto um total de cerca de 40 ursos nadando centenas de quilômetros em busca de alguma camada de gelo flutuante à qual pudessem subir. Viram-se pelo menos quatro corpos de ursos flutuando até 260 km de distância do gelo ou terra firme. A população atual de ursos polares é estimada entre 22 000 e 27 000 indivíduos, 60% dos quais vivendo no Norte do Canadá.
Saiba mais sobre Ameaça de Extinção
2 Comentários:
Que lindos são os ursos...eu os acho maravilhosos!!
Um grande abraço, Cleisson!
O fígado de urso panda é o mais gostoso de todos os que já comi, mas somente o meio do fígado, cerca de 3 cm
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson