27 fevereiro 2010

Lista dos primatas mais ameaçados do mundo

Uma publicação recente da IUCN, na lista vermelha dos animais ameaçados, trás a preocupação especial com a ameaça ao parentes mais próximos do homem na natureza: os macacos.

Segundo o relatório, compilado por 85 especialistas de todo o mundo, quase metade de todas as espécies de primatas estão em perigo de extinção devido a destruição das florestas tropicais, ao comércio ilegal de animais silvestres e a caça comercial.

A lista inclui cinco espécies de primatas de Madagáscar, seis da África, 11 da Ásia, e três da América Central e do Sul, que são os que mais necessitam de medidas urgentes de conservação.

Os conservadores destacam a situação de algumas espécies tais como o Langur da cabeça dourada Trachypithecus p. poliocephalus, que só é encontrado numa ilha no norte do Vietnã Oriental, onde vivem apenas de 60 a 70 indivíduos. Do mesmo modo, há provavelmente menos de 100 individuos do Lemure do Norte Septentrionalis Lepilemur, em Madagáscar, e cerca de 110 Gibão de Crista Preta Oriental Nasutus Nomascus no nordeste do Vietnã.

Quase metade 48% das 634 espécies de primatas do mundo estão classificadas como ameaçadas de extinção na Lista Vermelha de espécies ameaçadas. As principais ameaças são a destruição do habitat, a caça de primatas para alimentação e comércio ilegal de animais silvestres.

Apesar do quadro pessimista, os conservacionistas apontam para o sucesso na recuperação de espécies ameaçadas. No Brasil, o Mico leão preto Leontopithecus chrysopygus estava listado como espécie criticamente ameaçada na Lista Vermelha da IUCN, assim como o Mico leão dourado Leontopithecus rosalia, em 2003, como resultado de três décadas de esforços de conservação envolvendo inúmeras instituições, muitos dos quais foram zoológicos. As populações de ambos os animais agora estão bem protegidas, mas continuam muito pequenas, o que indica uma necessidade urgente de reflorestamento para fornecer o novo habitat para a sua sobrevivência a longo prazo.

A lista do Top 25 foi criada para destacar as espécies consideradas pelo grupo como as que mais correm risco no planeta.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo