Animal em destaque no Planeta Tamanduá Bandeira
Tamanduá-bandeira Myrmecophaga tridactyla Foto by Malene Thyssen |
O Tamanduá-bandeira Myrmecophaga tridactyla é a maior das espécies de tamanduá. Pode ser encontrada desde a América Central até a América do Sul da Nicarágua ao norte Argentina.
É um animal solitário , encontrado em muitos habitats , incluindo pastagens, cerrado e florestas . Alimenta-se principalmente de formigas e Cupins, ás vezes chega a comer até 30 mil insetos em um único dia.
Possue alguns predadores como o jaguar Panthera onca e o puma Puma concolor. Os tamanduás usam as garras dianteiras imensas para se defenderem dos predadores , mas a sua resposta típica a ameaça é de fugir. Seu tamanho torna o praticamente invulnerável a todos mas pode ser pego pelos maiores predadores, como as onças e suçuaranas principalmente.
Eles são mortos pelo homem seja pela caça ou acidentalmente através de atropelamentos com carros. A destruição do habitat é a principal ameaça para o tamanduá-bandeira . Eles estão listadas no Apêndice II da Convenção contra o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas CITES, definido como uma espécie não necessariamente ameaçada de extinção mas que devem ser controlados no comércio. E estão listados como vulneráveis pela União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais IUCN. "Vulnerável" definida como uma redução da população estimada de 20% nos próximos 10 anos. Estima-se que só há 5.000 tamanduas bandeira na natureza e apenas 90 vivem em zoológicos nos Estados Unidos.
Originalmente eles podiam ser encontrados desde o Belize até o Uruguai. Atualmente é uma espécie extinta na Guatemala, em El Salvador e no Uruguai, a situação é desconhecida em Belize. A sua presença Nicarágua apenas ao sul na fronteira com a Guatemala, é um animal muito raro na Costa Rica. Na América do Sul o maior abrigo é do Chaco Paraguai e Bolivia.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson