08 março 2010

Os lobos e a ameaça de extinção

Algumas espécies de lobo e a ameaça de desaparecimento

Lobo-ibérico Canis lupus signatus é uma subespécie do lobo-cinzento que ocorre na Península Ibérica. Outrora muito abundante, sua população atual está em torno de os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal. Em Portugal o lobo-ibérico é classificado como espécie "em perigo", enquanto que na Espanha é classificado como "vulnerável". A população de Lobos Ibéricos vem aumentando devido aos esforços de conservação tanto em Portugal como na Espanha.

Lobo-árabe Canis lupus arabs é uma subespécie do lobo, a sua área de distribuição compreendia parte significativa da Península arábica. Atualmente encontra-se restrito a pequenas regiões em Israel, Oman, Iémen, Jordânia e Arábia Saudita. Em Israel existem entre 100 a 150 animais, na região do Negev e Ha'arava. Em Oman, a população lupina aumentou de maneira significativa desde que a caça foi banida, existindo possibilidade forte que se possam restabelecer naturalmente nesta região. Está classificado como "Em perigo crítico" pela IUNC.

Dingo Canis lupus dingo é uma sub-espécie de lobo, assim como o cão doméstico, originária da Ásia e que se encontra atualmente em estado selvagem na Austrália e sudeste asiático. Os dingos só estão oficialmente protegidas na Austrália e em áreas de conservação de dingos "puros" que só existem lá. Todos os outros cães selvagens são consideradas pragas. Entretanto, na realidade, a todos os cães selvagens são concedidas proteção integral em zonas de conservação. O dingo é considerado como uma espécie nativa no âmbito do Lei de Conservação de Espécies Ameaçadas. O número de dingos híbridos aumentou significativamente nas últimas décadas e, portanto, o dingo foi reclassificada como vulnerável.

Lobo-de-honshu Canis lupus hodophilax foi um pequeno lobo de cor parda que habitava em zonas montanhosas da ilha japonesa de Honshu. A sua extinção deve-se a uma combinação da introdução de raiva e irradicação orquestrada. O último exemplar conhecido morreu em 1905.

Lobo-das-grandes-planícies ou lobo-dos-bisontes Canis lupus nubilus é uma subespécie de lobo, nativa da América do Norte. Medem entre 140 e 200 cm de comprimento. Em 1974, foi listada como uma espécie em extinção, e, desde então, seus números subiram. Em 2004, havia uma população estimada em 3.700 lobos que vivem em Minnesota, Michigan e Wisconsin. É a unica subespécie de lobo que se têm encontrado em Dakota e ao sul até Nebraska. Está listado na lista vermelhada IUCN como "Pouco preocupante" quanto ao risco de extinção.

Canis lupus occidentalis ou lobo-ocidental é uma espécie de lobo que habita a América do Norte em uma área que inclui o Alasca, o Canadá e regiões do oeste dos Estados Unidos. Pode chegar a 91 centímetros e pesar até 65 quilos. A população de lobos nas Montanhas Rochosas do Norte tem crescido a um número estimado de 1.300 animais. A população de lobos no Alasca, é estimada de 7,500 a 11,000 animais. Pouco preocupante quanto a extinção.

Canis lupus pallipes, ou lobo-iraniano medem em média 45 cm e pesam no mínimo 24 kg. Aparentemente o lobo-iraniano é uma espécie que não gosta de uivar. Israel tem uma população estável de 150 lobos desprotegidos. A Arábia Saudita tem uma população estável de 300 a 600 lobos que são dadas sem proteção legal. A Turquia tem um número desconhecido de lobos aproximadamente 1.000. Não se sabe se eles estão aumentando ou diminuindo. Não existem atualmente estimativas recentes e confiáveis sobre a população de lobos no Irã. A Síria tem uma população remanescente de ambos os lobos da Eurásia e da Índia com, provavelmente, o número entre 200 e 300. A Índia tem uma população de aproximadamente 1.000 diminuindo os lobos que estão legalmente protegidas. Classificado como Em "perigo" pela IUCN.

Lobo daTundra Canis lupus albus é uma subespécie de lobo cinzento que podem ser encontrados ao longo do norte Europa e Ásia, Principalmente no norte ártico e boreal regiões da Rússia. Apesar de terem sido eliminados de algumas das ilhas árticas ao norte da Sibéria, eles têm sido visto recentemente na Ilha Wrangle. Os Lobos da tundra estão entre os maiores da subespécie do lobo cinzento. Eles podem atingir um comprimento de corpo de 2 metros e, normalmente, um peso médio de 45 e 57 kg, embora existam alguns relatos não confirmados de animais atingindo pesos de 100 kg. Estado de conservação Pouco preocupante.

Chacal Egípcio Canis aureus lupaster é uma subespécie de Chacal dourado nativo do Norte da África, Egito e Sinai. É uma grande subespécie de lobo de pé tem cerca de 41 cm na altura do ombro, com uma extensão total de cerca de 127 cm. Parece ser maior do que o Chacal Europeu. O crânio é quase indistinguível em tamanho do Lobo Indiano.

Lobo Eurasiano Canis lupus lupus, Também conhecido como o Lobo Comum, Lobo Europeu e outros. Um estudo recente da população do lobo Scandinaviano concluiu que havia 120 individuos no máximo, causando grande preocupação a saúde genética da população. Segundo estimativas de especialistas da Faculdade de Medicina Veterinária em Zagreb, existem entre 130 e 170 lobos na Croácia e sua população é atualmente estável. Estima-se que cerca de 15.000 lobos da Rússia são mortos anualmente para o comércio de peles e por causa do conflito humano e perseguição.

No Casaquistão está presente a maior população de lobos do mundo, en torno de 90.000, contra cerca de 60.000 no Canadá, seu estado de conservação é "Pouco preocupante"


”SaibaSaiba mais sobre Ameaça de Extinção

4 Comentários:

Suziley disse...

Passei, rapidinho, pois estou saindo para o trabalho, para lhe desejar um bom dia Cleisson!! Os lobos me encantam também. Muito interessante sua postagem.
Um abraço, :)
Suziley.

Anônimo disse...

molto intiresno, grazie

Cleisson disse...

É verdade, fica para uma nova postagem. Afinal, infelizmente, não e possivel colocar todas as espécies e/ou subespécies em uma postagem unica, faltaria espaço.

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo