03 fevereiro 2010

Qual o tamanho ideal do aquário.

Um aquário pode variar de uma pequena tigela de vidro que contenha menos de um litro de água até aquários públicos imenso com ecossistemas completos. Aquários relativamente grandes resistem melhor a mudanças rápidas de temperatura e pH, permitindo uma maior estabilidade do sistema.


Aquários redondos ou em forma de taça são totalmente inadequados para a maioria dos peixes. Os aquários devem conter três tipos de filtração: biológica, mecânica e química para manter as condições da água em níveis adequados.

Aquários com menos de 100 litros tem um lugar especial na aquariofilia, estes aquários, denominados recifes, têm um volume de água considerado de pequeno porte. As limitações práticas, notadamente o peso, um litro de água doce tem uma massa de 1 kg e a pressão interna da água, exigindo revestimento de vidro de grande espessura, mantém a maioria dos aquários caseiros com no máximo 1 metro cúbico de volume, ou seja, 1,000l ou 1000kgs.


Como saber quantos peixes posso colocar no aquario?

Os exemplos abaixo são para pequenos peixes de água doce, peixes de água doce maior e peixes marinhos precisam de muito mais espaço no ambiente.

Para os peixes adultos devem ter 3 centímetro de comprimento de peixe para 4 l de água ou seja, para um peixe de 6 centímetros de comprimento é necessário cerca de 8 litros de água.

Cada 1 centímetro de comprimento do adulto precisa aproximadamente de 30 centímetros quadrados de superfície.

Aquaristas experientes alertam contra a aplicação destas regras com demasiado rigor, porque não considera outras questões importantes, como a taxa de crescimento, o nível de atividade, comportamento social, área de superfície da vida vegetal, e assim por diante. Estabelecer a capacidade máxima é uma questão de adicionar peixes lentamente e monitorar a qualidade da água ao longo do tempo.


  • Peixes menores consomem mais oxigênio por grama de peso corporal do que os peixes maiores.
  • Um aquário de maior profundidade não suporta mais peixes do que um aquário raso com a mesma área de superfície.
  • Os peixes tendem a se sair melhor em tanques proporcionais ao seu tamanho, isto é, grandes peixes precisam de aquários grandes e pequenos peixes podem se dar bem em ambientes menores.
  • Cuidado, o aquário pode ser adequado no que diz respeito à capacidade de filtração, carga de oxigênio e água e ainda ser tão lotado que os habitantes ficam desconfortáveis.
  • Para saber a capacidade de água do seu aquário basta multiplicar comprimento x largura x altura, exemplo, comp. 30cm x alt. 20cm x larg 15cm = 9000cm3/1000 = 9 litros


Aquários públicos criados para a exposição de espécies de grande porte podem ser significativamente maior do que qualquer aquário caseiro. O Georgia Aquarium EUA, por exemplo, possui um aquário individual de 6.300.000 litros (23.800 m3).

”SaibaSaiba mais sobre Aquários

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo