Animal em destaque no Planeta - Coelho.
Coelho Europeu |
Os coelhos não são roedores, são lagomorfos.
Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro.
Quando bem tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
O tempo de gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias; 24h após o parto, entra novamente no cio, mas em 60% das gestações os embriões são reabsorvidos pela mãe, especialmente quando há excessiva aglomeração ou quando são precárias as condições de alimentação ou do ambiente em geral.
É por isso que o coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade, para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de um nova vida.
O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.
Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.
Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.
Existe uma espécie de coelho que habita sobretudo o litoral e é considerada uma praga, o "coelho mijao", caraterizado pela sua incontinência.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson