Conservação da Amazônia
Os ambientalistas estão preocupados com a perda da biodiversidade, que terá como resultado a destruição da floresta e também sobre a liberação do carbono contido na vegetação, o que poderia acelerar o aquecimento global. A floresta amazônica produz cerca de 10% da produção mundial de carbono em ecossistemas da ordem de 1,1 × 1011 toneladas métricas de carbono.
Estima-se que as florestas amazônicas acumularam entre 0,62 e 0,37 toneladas de carbono por hectare por ano entre 1975 e 1996. Um modelo de computador sobre as alterações climáticas causadas pelas emissões de gases de estufa mostram que a Floresta Amazônica poderá tornar-se insustentável sob condições de chuva, levando a uma quase completa perda da floresta tropical na bacia até 2100.
Contudo, simulações de alterações climáticas em toda a bacia Amazônica não são coerentes na sua estimativa de precipitação, variando de fraca a forte de acordo com aumento ou diminuição. O resultado indica que a floresta tropical poderia ser ameaçada no século 21 pelas mudanças climáticas, além do desmatamento.
Em 1989, o ambientalista C.M. Peters e dois colegas afirmaram, que serão necessários incentivos economicos bem como biológicos para proteger a floresta tropical. Um hectare na Amazônia peruana tem um valor calculado de US $ 6.820 se for de floresta intacta, sustentável para frutos, látex e madeira e $ 1000 para madeira comercial e não sustentável, ou 148 dólares se for utilizado como pastagem bovinos.
Os territórios indígenas continuam a ser destruídos pelo desmatamento, como na Amazônia peruana onde povos indígenas continuam a desaparecer e outros, como o Urarina, lutam para continuar pela sua sobrevivência cultural e pelo destino dos seus territórios florestais.
De 2002 a 2006, as terras conservadas na Amazônia quase triplicaram e as taxas de desmatamento diminuíram até 60%. Cerca de 1.000.000 de quilômetros quadrados ou 250.000.000 de hectares foram colocados em uma espécie de conservação, que ascende a um valor atual de 1.730.000 quilômetros quadrados ou 430.000.000 hectares.
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson