16 agosto 2009

Conservação da Amazônia

Os ambientalistas estão preocupados com a perda da biodiversidade, que terá como resultado a destruição da floresta e também sobre a liberação do carbono contido na vegetação, o que poderia acelerar o aquecimento global. A floresta amazônica produz cerca de 10% da produção mundial de carbono em ecossistemas da ordem de 1,1 × 1011 toneladas métricas de carbono.


Estima-se que as florestas amazônicas acumularam entre 0,62 e 0,37 toneladas de carbono por hectare por ano entre 1975 e 1996. Um modelo de computador sobre as alterações climáticas causadas pelas emissões de gases de estufa mostram que a Floresta Amazônica poderá tornar-se insustentável sob condições de chuva, levando a uma quase completa perda da floresta tropical na bacia até 2100.

Contudo, simulações de alterações climáticas em toda a bacia Amazônica não são coerentes na sua estimativa de precipitação, variando de fraca a forte de acordo com aumento ou diminuição. O resultado indica que a floresta tropical poderia ser ameaçada no século 21 pelas mudanças climáticas, além do desmatamento.

Em 1989, o ambientalista C.M. Peters e dois colegas afirmaram, que serão necessários incentivos economicos bem como biológicos para proteger a floresta tropical. Um hectare na Amazônia peruana tem um valor calculado de US $ 6.820 se for de floresta intacta, sustentável para frutos, látex e madeira e $ 1000 para madeira comercial e não sustentável, ou 148 dólares se for utilizado como pastagem bovinos.

Os territórios indígenas continuam a ser destruídos pelo desmatamento, como na Amazônia peruana onde povos indígenas continuam a desaparecer e outros, como o Urarina, lutam para continuar pela sua sobrevivência cultural e pelo destino dos seus territórios florestais.

De 2002 a 2006, as terras conservadas na Amazônia quase triplicaram e as taxas de desmatamento diminuíram até 60%. Cerca de 1.000.000 de quilômetros quadrados ou 250.000.000 de hectares foram colocados em uma espécie de conservação, que ascende a um valor atual de 1.730.000 quilômetros quadrados ou 430.000.000 hectares.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo