11 junho 2009

O ciclo da água.

O ciclo da água, conhecida cientificamente como o ciclo hidrológico, remete para o intercâmbio contínuo de água no interior da hidrosfera, entre a atmosfera, a água no solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.

A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo que consiste na sequência de processos de transferência:
Evaporação de oceanos e outros corpos d'água para o ar e transpiração das plantas e animais terrestres para a atmosfera.

Precipitação, condensação de vapor d'água a partir do ar e da queda na terra ou mar.

A enxurrada da terra costuma chegar ao mar. O vapor de água ao longo dos oceanos retornam para os oceanos, mas ventos transportam o vapor d'água sobre a terra à mesma taxa que a enxurrada para o mar, cerca de 36 Tt por ano.

Sobre a terra, a evaporação e transpiração contribuem com outras 71Tt por ano.

A precipitação, numa taxa de 107 Tt por ano sobre a terra, tem várias formas de ocorrer: a mais comum é a chuva, neve, granizo e com alguma contribuição de nevoeiro e orvalho.

A água condensada no ar pode também refractar a luz solar e produzir arco-íris.

A enxurrada muitas vezes ao longo das bacias hidrográficas flui em rios.

Alguns cursos de água são desviados para irrigação para a agricultura. Os rios e os mares oferecem oportunidade para viagens e o comércio. Através da erosão e escoamento superficial molda o ambiente criando vales fluviais e deltas que fornecem solo rico para a criação de centros populacionais.

Uma inundação ocorre quando uma área de terra, geralmente baixa, é coberta por água. É quando um rio transborda seus bancos ou quando ocorre uma inundação do mar.

A seca é um longo período de meses ou anos, quando uma região registra uma deficiência no seu abastecimento de água. Isto ocorre quando uma região recebe baixos indices de precipitação consistentemente abaixo da média.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo