08 dezembro 2008

O espetáculo da natureza, África!!!

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Os maiores animais terrestres são encontrados na África:
Os elefantes africanos são os maiores mamíferos vivos em terra e, normalmente, criaturas dóceis. O comportamento dos elefantes africanos é motivado, principalmente, por três fatores: alimentação, integração social com outros elefantes e evitar perigos. Os elefantes possuem um complexo sistema social e se comunicam entre si através de sinais visuais, sinais táteis e um vasto repertório de sons. Comem durante cerca de 16 horas por dia e dormem durante três ou quatro horas.
Estima-se que existam cerca de 500 mil elefantes vivendo em liberdade, a grande maioria em áreas protegidas. Sua existência tem sido ameaçada pelos caçadores de marfim e a redução de seu habitat pelos humanos.

A girafa é o mais alto dos animais, atinge normalmente 5,5 m de altura. É nativa da África e vive em bandos nas savanas.

Os leões africanos têm seu principal habitat nas savanas, principalmente o Quênia e a Tanzânia. Hoje, fora da África, apenas a Índia ainda possui leões em seu habitat natural, no santuário da floresta de Gir. Há dez mil anos, entretanto, os leões habitaram vastas regiões da África, Europa e Ásia.

O hipopótamo é anfíbio e é o segundo maior animal terrestre, depois do elefante.

Conheça um pouco dos mais ricos ecossistemas terrestre que estão na África:
A Cratera de Ngorongoro, é uma fascinante atração na Tanzânia. É também considerada a Arca de Noé da África Oriental, por abrigar no seu seio a quase totalidade das espécies animais daquela região, integrados num ecossistema que ainda não foi afetado pela mão do homem.

Parque Nacional de Serengueti é um parque de grandes dimensões, cerca de 13.000km², no norte da Tanzânia, África. Ele é famoso pelas migrações anuais de gnus, zebras e gazelas que acontecem de maio a junho.
Parque Nacional do Kilimanjaro possue uma fauna rica incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção, foi inscrito pela UNESCO em 1987 na lista dos locais que são Património da Humanidade.
Parque Nacional da Gorongosa é habitado por uma impressionante diversidade de animais e plantas – alguns dos quais não se encontram em nenhum outro lugar do mundo. A riqueza da biodiversidade cria um mundo complexo onde animais, plantas e pessoas interagem.
Cordilheira do Atlas e o deserto do Saara é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2400 km através do Marrocos, da Argélia e da Tunísia, e ainda inclui Gibraltar. As montanhas do Atlas separam as margens do Mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo