08 dezembro 2008

A natureza no norte da África

A Cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2400 km através do Marrocos, da Argélia e da Tunísia, e ainda inclui Gibraltar. As montanhas do Atlas separam as margens do Mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara. A população dessas montanhas é constituída principalmente de berberes no Marrocos e de árabes na Argélia.
Jbel (Jebel) Toubkal é um pico no sudoeste de Marrocos, o mais alto deste país, com a altitude de 4.167 m. É o pico mais alto da Cordilheira do Atlas e do norte da África. Situa-se a 63 km ao sul da cidade de Marrakech, no parque nacional Toubkal.
No Verão as montanhas do Atlas são secas, mas podem ocorrer tempestades. A temperatura mínima deve ser superior aos 0°C , e a água transportada pode congelar acima dos 3.500m. No Inverno estão cobertas de gelo e neve e podem ocorrer avalanches É possível fazer esqui.

A área do Saara inclui parte das bacias do Rio Nilo e do Rio Senegal, as montanhas Aïr, Hoggar, Atlas e o Vulcão Tibesti, pequenos desertos como Erg, Deserto da Líbia, Ténéré, Depressão do Qatar e Erg Chebbi, o lago Chade, e os oásis Bahariya, Ghardaïa e Timimoun.


O deserto do Saara compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão, e Tunísia. Vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na área do Saara.

O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e Sub-Saariana. A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel, e ao sul de Sahel encontra-se o Sudão.

Dromedários e cabras são os animais predominantes no Saara, por causa das suas qualidades de sobrevivência, da resistência e da velocidade, um dromedário é o animal favorito dos nômades.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo