02 abril 2010

Conhecendo o Serengueti

O Serengueti é uma região situada no Noroeste da Tanzânia que se estende até o suldoeste do Quênia com aproximadamente 30,000 km2. No Serengueti ocorre a maior e mais longa migração terrestre do mundo, um acontecimento semi-anual. Esta migração é uma das dez maravilhas naturais do mundo.

A região contém várias parques nacionais e reservas de proteção contra caça. A origem do nome Serengueti é da linguagem Maasai, especificamente, "Serengit" que significa "Planície sem fim". A fauna nas planícies do Serengueti é estimada em dois milhões de herbívoros e predadores.




Cerca de 70 mamíferos grandes e de 500 espécies de aves são encontrados nas suas terras. Esta grande diversidade em termos de espécies é em função dos diversos habitats que vão desde florestas ribeirinhas, pântanos, Pastagens até florestas. Gnus, gazelas, zebras e búfalos são alguns dos grandes mamíferos comumente encontrados na região.

A Gaande Migração
Por volta de outubro, quase 2 milhões de herbívoros iniciam uma viagem das colinas do norte para as planícies do sul, atravessando o rio Mara em busca das chuvas. Em abril, retornam para o norte através do oeste e, mais uma vez, cruzam o rio Mara. Este fenômeno é chamado de a grande migração. Mais de 250.000 animais morrem ao longo da viagem da Tanzânia para a reserva Masai Mara no Quénia, um total de 500 quilômetros de viagem. As perdas geralmente são causadas por lesão, cansaço ou predação.


Os governos da Tanzânia e do Quênia mantém um número grande de áreas protegidas: parques, áreas de conservação, reservas anti caça, etc, que dão proteção legal para mais de 80% do Serengueti.

Existe um único vulcão ativo na área do Serengueti,  o Ol Doinyo Lengai, único vulcão que ainda ejeta lavas. Na região encontra-se também a cratera Ngorongoro,A maior  caldeira vulcânica intacta do mundo, onde alguns dos mais antigos fosseis humanos foram encontrados.

Animais do Seringueti
Além dos  grandes mamíferos migradores como o Gnus taurinus Connochaetes, a Zebra  Equus quagga burchelli e a Gazela thomsoni Gazella, um grande número de espécies habitam as terras da região como os grandes predaores chita Acinonyx jubatus, o  leão, Panthera leo, leopardo Panthera pardus, hiena manchada Crocuta crocuta, hiena listrada hyaena Hyaena, o chacal listrado adustus Canis, o chacal dourado Canis aureus, o caracal Caracal, gato selvagens Felis sylvestris, a raposa Orelhudo Fox Bat-orelhudo. Outras espécies são importantes pela numerosa população como o Impala Melampo Aepyceros, a Gazela de Grant granti Gazella e o crocodilo do Nilo Crocodylus niloticus. Entre as aves podemos citar a cegonha branca Ciconia ciconia comum nesta ecorregião.



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo