04 abril 2010

O vale do rio Nilo

O Rio Nilo corta o nordeste do continente africano, a sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo tem um comprimento de 6 627,15 km.

Ele é formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco Bahr-el-Abiad, o Nilo Azul Bahr-el-Azrak e o rio Atbara. O Nilo Azul  nasce no Lago Tana na Etiópia, confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.

Muitos geógrafos deixaram de o considerar como o maior rio do mundo, perdendo o posto para o rio Amazonas que tem cerca de 6.992,06 km de extensão.

O Delta do Nilo com 160 km de comprimento e 250 km de largura bifurca-se em dois canais que levam as suas águas para o Mediterrâneo: a oeste, o canal de Roseta, e, a leste, o de Damieta.

A seção norte do rio flui quase inteiramente através do deserto, do Sudão e do Egito, Um país cuja civilização dependeu do rio desde os tempos antigos. A maioria da população e das cidades do Egito ficam ao longo do vale do Nilo.

O bacia de drenagem do Nilo abrange 3.254.555 quilômetros quadrados, cerca de 10% da área da África.

2 Comentários:

Suziley disse...

O Nilo, rio de vida para o Egito...boa postagem Cleisson. Boa noite, boa Páscoa!! :)

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo