01 abril 2010

A Amazônia dos nossos vizinhos


A Bacia Amazônica cobre um terço da América do Sul e está localizado no território nacional do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. É a região do mundo mais rica em biodiversidade.



A Amazônia Peruana
A floresta Amazônica cobre mais de 60% do território peruano, mais do que em qualquer outro país, salvo o Brasil. A Amazônia peruana é tradicionalmente dividido em duas ecorregiões distintas:
A floresta de várzea, essa ecorregião é a maior do Peru e está entre 80 e 400 metros acima do nível do mar.
A selva Ala, ecorregião que se estende no sopé oriental da Andes, Entre 400 e 1000 metros. Há muitos animais endêmicos dessa região devido ao isolamento causado pelo terreno acidentado da área.

A Amazônia Boliviana

A Bolívia tem 75% de seu território localizado na Amazonia e 11,20% da bacia, é o país que, proporcionalmente, possue mais terras na Amazônia. Enquanto o Brasil, com 58,50% de seu território amazônico e 67,70% da bacia, é o país com a maior área de terras na Amazônia. Dos 36 povos indígenas que vivem na Bolívia, 30 vivem na região amazônica. 

A Amazônia Venezuelana

A Floresta Amazónica é o pulmão venezuelano. Mais de 5000 espécies endémicas vivem em uma extensão que se perde depois da fronteira com o Brasil. A Amazónia é uma jóia no ecossistema venezuelano: árvores com mais de 20 metros fundem-se com as savanas. As plantas e a frondosidade variam em função da altura, uma vez que esta zona vai quase desde o nível do mar até aos 3000 metros de altitude. A Amazônia venezuelana, que cobre o sul do país, na fronteira com o Brasil e a Colômbia, está cada vez mais ameaçada pelo desenvolvimento.

A Amazônia Colombiana

A Amazônia da Colômbia abrange 42% do país e é a área menos povoada. Ao mesmo tempo, faz parte da grande região da América do Sul. A região amazônica da Colômbia tem uma área de 483.119 quilômetros quadrados. A Amazônia é uma das regiões onde a maioria dos indios colombianas vivem.

A Amazônia  Equatoriana

A leste dos Andes, cerca de um quarto do território está integrado na bacia amazônica. Nas florestas tropicais existe grande variedade de macacos e animais carnívoros como o jaguar, puma, raposa, lontra, quati, etc. Há ainda antas, caititas e grande número de morcegos e roedores. A fauna ornitológica é igualmente rica, com cerca de 1 500 espécies. Os peixes e reptéis são numerosos. Nas regiões andinas existe o lhama, animal típico da região.

A Amazônia das Guianas 

Quase quatro quintos do território da Guiana são cobertos pela floresta tropical, com espécies de boa madeira e produtoras de látex, como a balata. A fauna da Guiana é rica e variada, idêntica à de outras outras regiões da Amazônia: antas, onças, macacos, tatus, jacarés, aves e insetos em profusão, etc. O Suriname também tem a maior parte de seu território coberto pela floresta tropical, que contém uma grande diversidade de flora e fauna que, e na sua maior parte, estão cada vez mais ameaçada por novos desenvolvimentos. A maior parte da região onde está localizada a Guiana Francesa fica a uma altitude entre 100 e 200 metro.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo