21 fevereiro 2010

O ano do Tigre


2010 é o ano do tigre no Horoscopo Chinês

O Tigre é o terceiro signo dos 12 signos chineses e representa essencialmente a coragem, a potência, a ousadia e a paixão. O Tigre ama as competições e dificilmente aceita perder um desafio é líder por natureza, tem uma grande auto-estima e consciência de seu valor.O Tigre é inteligente, previsor e quase sempre tem todos seus movimentos, cuidadosamente calculados. É um signo que jamais se deve subestimar!

Mas ecologicamente falando esses animais maravilhosos e fascinantes são realmente corajosos, poderosos, inteligentes e sabem da sua força. Porém, não conseguem vencer seu unico predador na natureza: o homem que caça, destroi seu habitat e faz com que a espécie esteja entre as mais ameaçadas de extinção no planeta.
Há nove subespécies distintas de tigre, três das quais estão extintas.
Estas são as subespécies sobreviventes, em ordem decrescente de população selvagem:

Tigre de bengala Panthera tigris tigris -> A população selvagem estimada desta subespécie é de 3000 a 4600 indivíduos, a maioria vivendo na Índia e em Bangladesh. No entanto muitos conservacionistas indianos duvidam de tal número, achando que ele é otimista demais. Eles acreditam que o verdadeiro número do tigre de Bengala na Índia possa ser menor que 2000.

Tigre da indochina Panthera tigris corbetti -> Se estima que o atual número de tigres da subespécie indochinesa varie entre 1200 a 1800 exemplares na natureza, sendo a segunda subespécie mais numerosa depois do Tigre de Bengala.

Tigre malaio Panthera tigris jacksoni -> Até 2004 não era considerada como uma subespécie de tigre. Até então era tido como parte da subespécie indochinesa. Segundo estimativas a população de tigres malaios selvagens é de 600 a 800 indivíduos, sendo a maior população de tigres selvagens após o tigre de Bengala.

Tigre siberiano Panthera tigris altaica -> É a maior das subespécies de tigre e o maior felino existente hoje em dia. Em liberdade existem entre 300 a 500 indivíduos no momento e muitas populações não são geneticamente viáveis, por estarem sujeitas a cruzamentos consanguíneos.

Tigre de sumatra Panthera tigris sumatrae -> A população selvagem estimada é de 400 a 500 animais, presentes predominantemente nos cinco parques nacionais da ilha de Sumatra. Pesquisas genéticas recentes revelaram a presença de um marcador genético único, indicando que pode-se desenvolver uma nova espécie, caso não se torne extinta. Isto sugere que o tigre de Sumatra deve ter uma enorme prioridade de conservação.

Tigre do sul da china Panthera tigris amoyensis -> É a mais criticamente ameaçada das subespécies, caminhando rapidamente à extinção. Há apenas 59 exemplares em cativeiro, todos na China, mas que descendem de somente 6 exemplares. A diversidade genética necessária para manter a espécie já não existe, indicando que uma possível extinção está próxima.

As 3 subespécies de tigre já extintas são:

Tigre de Bali Panthera tigris balica -> O último exemplar de tigre balinês deve ter sido morto em Sumbar Kima, oeste de Bali em 27 de setembro de 1937 e era uma fêmea adulta. Nenhum tigre balinês era mantido em cativeiro. De todas as subespécies era a menor de todas, chegando a pesar menos da metade dos tigres siberianos.

Tigre de Java Panthera tigris sondaica -> Esta subespécie foi extinta na década de 1980, como resultado de caça e destruição de seu habitat. Mas a extinção desta subespécie tornou-se extremamente provável já na década de 1950, quando havia menos de 25 animais em estado selvagem. O último animal selvagem foi avistado em 1979.

Tigre do Cáspio ou Tigre Persa Panthera tigris virgata -> Tornou-se extinto na década de 1960, com o último sendo visto em 1968. De todas as subespécies de tigre era a mais ocidental, sendo a subespécie utilizada no coliseu de Roma. Esta subespécie é dada como extinta, mas existem casos de registros visuais não confirmados.

1 Comentário:

Suziley disse...

Bela postagem, Cleisson. Os tigres são lindos como toda a natureza. Realmente, o único problema são os seres humanos que não respeitam a vida desses animais. Mas vamos em frente fazendo a nossa parte. Um bom final de domingo prá ti. Boa semana.
Um abraço,
Suziley.

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo