21 fevereiro 2010

Vaquita o cetaceo mais raro do mundo

A Vaquita Seio Phocoena é uma espécie rara de toninha. É endêmica da região norte do Golfo da Califórnia. As estimativas do número de indivíduos vivos é de 100 a 300. É o menor dos botos e, portanto, o menor entre todos os cetáceos.

Os indivíduos podem crescer até 150 centímetros de comprimento e pesar até 50kgs. Há poucos registros da Vaquita em estado selvagem. Tem se conhecimento de que a Vaquita tem comportamento hostil para com os seres humanos e, por vezes, tem si conhecido casos de ataque com brutalidade, utilizando seu crânio duro como uma arma.

A maioria dos partos ocorre na primavera. A Gestação é provavelmente de 10 a 11 meses. A expectativa de vida máxima é de 21 anos.

As Vaquitas nunca foram caçados diretamente. Na verdade sua existência só foi confirmada por um estudo dedicado em 1985. No entanto, sabe-se que a população de Vaquitas está em declínio, e que isso se deve aos animais cairem em armadilhas destinadas a capturar uma outra espécie endêmica do Golfo, a Totoaba. O Comitê para a Recuperação da Vaquita, celebrado em 2000 acredita que entre 39 e 84 individuos são mortos anualmente por tais redes.

A Vaquita é listada pela IUCN e pela Convenção Internacional sobre o Comercio das Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora na categoria mais crítica em risco de extinção. A fim de tentar impedir a extinção, o governo Mexicano criou uma reserva natural que cobre a parte superior do Golfo da Califórnia e do delta do Rio Colorado. A CIRVA ( criada para ajudar na preservação da vaquita) está recomendando que esta reserva seja estendida para o sul para cobrir a área total de conhecimento da Vaquita, os arrastões tem que ser totalmente proibidos na área da reserva.

Mesmo se o número de vaquitas mortas por pesca for reduzida a zero, as preocupações continuam entre os conservacionistas. A utilização de pesticidas clorados, redução do fluxo de água doce do rio Colorado, devido à irrigação pode também ter um efeito prejudicial.

A Vaquita é uma das 100 espécies "evolutivamente distintas", globalmente ameaçadas. Evolutivamente distintos são animais que não têm parentes próximos, o que significa que eles são prioridade absoluta para as campanhas de conservação. Em 28 de outubro de 2008 Canadá, México e Estados Unidos, sob a jurisdição da organização NAFTA ambiental, a Comissão de Cooperação Ambiental, lançou a "North American Conservation Action Plan (NACAP) para a vaquita." A NACAP é uma estratégia para apoiar os esforços do México para recuperar a população de Vaquita, que é considerado o mamifero marinho mais ameaçado do mundo.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo