27 janeiro 2010

Verão e chuva: previna -se contra DENGUE

A Organização Mundial da Saúde OMS diz que cerca de 2,5 bilhões de pessoas, dois quintos da população do mundo, estão em risco por causa da dengue e estima que haja 50 milhões de casos de dengue em todo o mundo a cada ano. A doença é agora endêmica em mais de 100 países.

A prevenção da dengue, consiste principalmente no controle do mosquito transmissor o Aedes aegypti. Existem dois métodos principais: controle de larvas e controle do mosquito adulto.


Nas áreas urbanas os mosquitos são encontrados em depositos de água limpa e parada, tais como copos plásticos, pneus usados, garrafas quebradas, vasos de flores, etc. É importante tratar de todos os lugares onde se encontram as fases imaturas do inseto, a água, neste caso, o idela é eliminar todos esses depositos em potencial.


O mosquito da dengue coloca seus ovos em lugares com água parada limpa. Embora na fase larval os insetos estejam na água, os ovos são depositados pela mãe na parede dos recipientes, aguardando a subida do nível da água para eclodirem.


O tratamento com larvicidas é outra maneira eficaz de controlar as larvas do vetor, mas o larvicida escolhido deve ser duradoura e ter, preferencialmente, aprovação da Organização Mundial de Saúde para uso em água potável.


Pesquisas recentes mostraram que o uso de borra de café nos locais de potencial proliferação de larvas é extremamente eficiente na aniquilação do mosquito.


A prevenção de picadas do mosquito pode prevenir a doença. Isto pode ser conseguido através de repelentes de insetos, armadilhas de mosquito ou mosquiteiros.


O diagnóstico da dengue é feito clinicamente. O quadro clássico é de febre alta, sem fonte localizadas de infecção, dores de cabeça constantes, dor nos olhos, tontura grave e perda de apetite.


”Saiba Saiba mais sobre a Dengue

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo