O mosquito da DENGUE, Aedes aegypti
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, da febre amarela e outras doenças. Ele pode ser reconhecido por manchas brancas nas patas e uma marcação sob a forma de uma lira no torax. O mosquito tem origem na África mas agora é encontrado em todos os países tropicais do mundo.
O Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia ao contrário do conhecido pernilongo Anopheles que tem atividade crepuscular. Como em quase todos os outros mosquitos, somente as fêmeas se alimentam de sangue para a maturação de seus ovos, os machos se alimentam apenas substâncias vegetais e açucaradas.
Os locais preferenciais para reprodução do mosquito são depositos de água parada tais como caixas d'água abertas ou com buracos e piscinas não tratadas. Os ovos do Aedes aegypti podem permanecer viáveis por mais de um ano em estado seco, o que permite que o mosquito possa ressurgir depois de um inverno frio e seco. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.
O mosquito está bem adaptado as zonas urbanas, mais precisamente ao domicilio humano onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa.
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson