01 maio 2009

Animal em destaque no Planeta: Onça Pintada

A onça pintada é um felino, mas, embora pareça, não é um gato grande. Sua principal característica, que a diferencia de outros felinos de grande porte é o pêlo, tem manchas espalhadas que são de uma cor mais dourada do que o restante e também têm pontos pretos no meio.

Existem algumas onças que nascem com problemas de pigmentação e então são mais escuras. Elas são chamadas de onças-pretas e na verdade são da mesma família das pintadas.

As onças são animais pesados que podem medir até 2 metros e pesar pouco mais de 100 quilos. Suas unhas ficam guardadas como as dos gatos domésticos e elas as usam para subir nas árvores.

A onça é o maior mamífero carnívoro do Brasil e é uma excelente caçadora. As patas curtas lhe proporcionam grande força, fundamental para dominar animais como antas, capivaras, queixadas, tamanduás e até mesmo jacarés. A mordida de uma onça pode facilmente atravessar o casco de uma tartaruga. Necessita de pelo menos 2 kg de alimento por dia, o que determina a ocupação de um território de 25 a 80 km² por indivíduo a fim de possibilitar capturar uma grande variedade de presas.

Os homens morrem de medo das onças, só que elas são animais tímidos e só atacam um humano se forem ameaçadas. As onças são animais solitários, elas só procuram companhia quando é tempo de ter filhotes. Os filhotes nascem como os gatos, de olhos fechados e muito dependentes. Geralmente ficam junto da mãe até os 2 anos de idade.

A onça-pintada é o único grande felino que não ruge juntamente com o guepardo.
Simulações bio-mecânicas mostraram que a mordida da onça é mais potente dentre todos os felinos, superando a do tigre.


A caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e a caça e envenenamento por parte de pecuaristas têm contribuído para o declínio do números de onças em toda a América. A onça-pintada extinguiu-se nos Estados Unidos em 1986, tendo sido avistada pela última vez no Arizona.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo