Animal em destaque no Planeta: Onça Pintada
A onça pintada é um felino, mas, embora pareça, não é um gato grande. Sua principal característica, que a diferencia de outros felinos de grande porte é o pêlo, tem manchas espalhadas que são de uma cor mais dourada do que o restante e também têm pontos pretos no meio.
Existem algumas onças que nascem com problemas de pigmentação e então são mais escuras. Elas são chamadas de onças-pretas e na verdade são da mesma família das pintadas.
As onças são animais pesados que podem medir até 2 metros e pesar pouco mais de 100 quilos. Suas unhas ficam guardadas como as dos gatos domésticos e elas as usam para subir nas árvores.
A onça é o maior mamífero carnívoro do Brasil e é uma excelente caçadora. As patas curtas lhe proporcionam grande força, fundamental para dominar animais como antas, capivaras, queixadas, tamanduás e até mesmo jacarés. A mordida de uma onça pode facilmente atravessar o casco de uma tartaruga. Necessita de pelo menos 2 kg de alimento por dia, o que determina a ocupação de um território de 25 a 80 km² por indivíduo a fim de possibilitar capturar uma grande variedade de presas.
Os homens morrem de medo das onças, só que elas são animais tímidos e só atacam um humano se forem ameaçadas. As onças são animais solitários, elas só procuram companhia quando é tempo de ter filhotes. Os filhotes nascem como os gatos, de olhos fechados e muito dependentes. Geralmente ficam junto da mãe até os 2 anos de idade.
A onça-pintada é o único grande felino que não ruge juntamente com o guepardo.
Simulações bio-mecânicas mostraram que a mordida da onça é mais potente dentre todos os felinos, superando a do tigre.
A caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e a caça e envenenamento por parte de pecuaristas têm contribuído para o declínio do números de onças em toda a América. A onça-pintada extinguiu-se nos Estados Unidos em 1986, tendo sido avistada pela última vez no Arizona.
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson